Home de Marcador

Entrevistas de A a Z do NLucon


Entrevistados: Gustavo Lira, Amanda Lepore, Elza Soares, Dira Paes, João Nery, Rogéria, Zé do Caixão e Oliwer

Sempre fui amante do exercício da entrevista, por sua importância, significados, aprendizado e demarcação do momento histórico. Um encontro para extrair ideias ou experiências, para debruçarmos sobre as técnicas e bagagens, para colher o informação com olhos sensíveis e atentos. Ver além e o que está nas entrelinhas e dos outros olhares- daí “entre-vista”.

Como uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo [Lao Tse, 1324-1408 a.C], a primeira entrevista que fiz ocorreu em 2005, quando fui estagiário do jornal O Regional e ingressei na faculdade de jornalismo, pela Puc-Campinas. Logo na primeira tentativa - voluntária, sem técnica, macete ou experiência - fui elogiado pelo editor [e mestre] Amauri Rocha e motivado a dar novos passos. A entrevista foi capa do Caderno Mulher, suplemento feminino de grande leitura.

Desde então, estudei, formei, inspirei-me em outros grandes mestres e não parei mais. Anotei a importância da pesquisa, do mergulho sobre a vida da personagem, do exercício da formulação de perguntas, da ética jornalística e da educação de berço, da ânsia pelo pessoalmente, das anotações, da paciência pela  fidelidade da decupagem, da estética e do apreço pela credibilidade do resultado. As entrevistas abaixo foram publicas tanto no NLucon quanto na Junior, Mix Brasil, Virgula, Caras, Estadão e Yahoo!. 

Nelas, estão os resultados desses encontros, esforços e olhares. 

Psicanalista Letícia Lanz diz que é grotesco pensar que trajetória de vida seja baseada no genital

Modelo polonês Oliwer Mastalerz dá sua primeira entrevista ao Brasil ao NLucon







About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.