Pitacos

Griselda ou Dulce?

Coadjuvante de “Morde & Assopra” supera protagonista de “Fina Estampa”

Dulce e Griselda: a "cópia" convenceu mais que a "original"
A história de Dulce, da novela “Morde & Assopra” (Rede Globo), foi acusada de plágio pelo autor Aguinaldo Silva, de “Fina Estampa” (Rede Globo). Segundo o autor, Dulce é uma cópia descarada de Griselda, a mãe pobre e batalhadora interpretada por Lilia Cabral.

De fato, as histórias apresentam muitas semelhanças (a pobreza, a força para formar o filho, a vergonha do mesmo...), mas caso realmente seja, a cópia surpreendentemente superou a original. Sim, a interpretação de Cássia Kis Magro convenceu mais que a da protagonista da novela das 21h.

Ao contrário de Lília, Cássia Kis se livrou de qualquer vaidade (não somente na vestimenta) e se entregou de corpo e alma à personagem . O sucesso foi tanto que seu núcleo tornou-se mais interessante que a própria história dos protagonistas de “Morde”. Walcyr Carrasco tratou de incluir Julia (Adriana Esteves) na vida de Dulce e, de alguma forma, torná-la sua principal amiga na trama.

Repleta de verdade, Cássia não se tornou uma caricatura, apesar dos dentes caricatos. Emocionou nos cuidados com o filho Guilherme (Kleber Toledo), com o neto... Conseguiu sensibilizar até nas cenas mais comuns – quando preparava uma comida ou quando dava uma bronca - e trouxe uma mensagem muito bonita para todos os lares. Não o da mulher pobre, mas o da pessoa humilde e que corre atrás de dias melhores.

Para quem não sabe, Dulce é uma mãe solteira e abandonada pelo marido. Trabalhou dobrado para sustentar o filho e pagar a faculdade de medicina. Porém, para sua decepção, o garoto não cursou a faculdade, gastou dinheiro em baladas e, o pior, morre de vergonha da mãe. Quem nunca viu uma mulher como Dulce? Quem não odiaria Guilherme? Quem nunca admiraria uma pessoa assim? Quem não tira chapéu para a atuação de Cássia?




Dulce conseguiu crescer no exemplo de humildade – não só porque é pobre, mas na atitude. "Deu certo porque a gente acabou construindo uma personagem, uma mulher verdadeiramente humilde, uma mulher cheia de princípios, de sentimentos preciosos”, ressaltou Cássia.

No capítulo final, desta sexta-feira, 14, Dulce e Cássia foram aplaudidas com louvor pelo elenco da novela. Morreu em um final triste, mas de mãos dadas pelo filho e recebendo a gratidão por todo o esforço. Certamente foi considerada o melhor de “Morde & Assopra” e proporcionou o momento mais emocionante da trama.

Por outro lado, ao assistir "Fina", ainda acho que falta alguma coisa em Griselda. Ainda não me pegou, não convenceu, parece-me forçado demais. Até porque cópia por cópia, Griselda deve se tornar rica através de um jogo e virar a mesa, exatamente como ocorreu na novela da Rede Record, “Vidas em Jogo”. Na trama da emissora concorrente, a protagonista empregada doméstica (interpretada por Betty Lago) fica rica após ganhar na loteria. 

É taaaanta originalidade que só ganha quem convence mais – na atuação e texto. No primeiro caso, o prêmio fica com Cássia Kis, sem dúvidas. Vamos ver se Griselda se dá melhor como ricaça... 


MAIS: Veja reportagem sobre as Griseldas da Vida Real

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

1 comentários:

Anônimo disse...

Assino em baixo! Assisti muito pouco a novela mas, o suficiente para perceber, logo de cara, a brilhante atuação de Cássia Kis.

Tecnologia do Blogger.