Pride

Birdo, a personagem trans

Especulações de que Birdo era travesti começou em sua estreia, em 1987

Quem é fã dos jogos “Mario Bros” certamente já viu a dinossauro Birdo, uma vilã cor de rosa que solta ovos pela boca e ostenta um singelo lacinho na cabeça. Mas o que pouca gente sabe é que Birdo pode ser a primeira travesti a se tornar uma personagem dos jogos.

Os rumores começaram logo em sua primeira aparição no Super Mario 2, em 1987. Segundo o manual, Birdo é um personagem masculino, mas que “acha que é uma garota”, solta ovos pela boca e “prefere ser chamado de Birdetta”. No Japão, ela é chamada de Catherine.

Aliás, muita gente só pensou que ela NÃO fosse uma trans porque o game começou a chamá-la de “ela”. Mas, como todos sabem, uma travesti também é tratada no feminino. E no manual americano de Mario Golf (2003), Birdo até aparece com uma marca rosa atrás, assim como qualquer personagem mulher. 
.
Algumas vezes sua descrição limitou-se a dizer “sexo não especificado” (Super Mario RPG, 1996) e, em outras, o game não poupou brincadeiras,. Em Mario e Luigi: Superstar Saga (GBA, 2003), o personagem Popple se embaraça ao chamá-la de senhorita. “Isto é, uh... a senhorita tem passado bem, certo?”.

Manual do jogo informa que Birdo pensa que é uma garota e prefere
ser chamado de "Birdetta".  
Até sua voz sofre alterações nos jogos da mesma franquia. Em alguns casos, como no Mario Tennis (2000) e Super Mario Advance (2001), ela aparece com voz feminina. Mas em outros, como no Captain Raibow (2008), sua voz é masculina e anasalada.

Além disso, Birdetta (vamos respeitar o nome social da personagem, né?), também sofre perseguição, assim como toda trans. Na eleição do “Gamedaily”, foi considerada a sexta pior personagem da franquia, além de ser eleita a sétima aberração dos games. Houve até quem reivindicasse que ela fosse considerada menina e fim de papo.

O fato é que todas essas especulações ajudam a promover o game, popularizar o assunto e INCLUIR uma personagem com características tão distintas em um jogo (mesmo que muita gente torça o nariz). Com o tempo, Birdetta abandonou a fama de vilã, se tornou doce, charmosa e até foi apontada como namorada do dinossaurinho Yoshi.

Será que ela terá um final feliz? 

Birdo é grande curiosidade da turma do Mario. Que Mário? 

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

1 comentários:

Iris disse...

hahahaha ADOREI!!

Tecnologia do Blogger.