Pitacos

Sensacional: Fotos de famosos mortos!

Sensacionalismo e curiosidade mórbida ao divulgar e procurar fotos de famosos mortos
Quase um mês após a morte de Whitney Houston (1963-2012) ainda somos bombardeados com notícias sobre a cantora. E não se tratam de homenagens, declarações ou trabalhos deixados pela artista na gaveta. Trata-se de curiosidade mórbida: especulações, teorias e imagens sobre a morte e a morta.
.
Em tempos em que a invasão de privacidade deixou de ser algo sensacionalista, nada mais sensacional que ver a intimidade de alguém que retomou a fama após... Morrer! Fotos de Elvis Presley, Marylin Monroe, Evita Perón, Kurt Cobain, Carmem Miranda e outros famosos mortos pipocam na internet e fazem sites de conteúdo duvidoso cresceram monstruosamente.
.
Depois de ser divulgada a banheira em que Whitney foi encontrada sem vida (no site “TMZ), com detalhes e até rituais da cantora no espaço, o tablóide “National Enquier” publicou uma foto da artista – prestem atenção! - no caixão, em seu velório, morta. E chamou a atenção do público com a manchete: “A última foto de Whitney Houston”.
.
A imagem chocou muitos fãs, que questionaram a ética jornalística do veículo. Primeiro, o jornal não foi autorizado pela família a fotografar o momento. Segundo, a cerimônia foi fechada apenas para familiares e amigos. Isso sem contar que a filha, Bobbi Kristina, de 19 anos, passa por sérios problemas psicológicos com a perda.
.
E, mesmo assim, sem se atentar para essas e outras reflexões, vários veículos (inclusive brasileiros), fizeram questão de republicar o momento e a imagem, responsabilizando-se também pelo conteúdo.
.
Talvez isso aconteça pela mesma curiosidade mórbida que motivou muitas pessoas a caçar os destroços dos corpos dos Mamonas Assassinas na internet, após o acidente de avião em 1996.
.
Ou talvez pela mesma curiosidade de ver Amy Winehouse dentro de um saco plástico, saindo de sua casa (TMZ).
.
Ou daquela vontade “ingênua” de conferir, através de uma imagem post mortem, divulgada pela rede ABC, se Michael Jackson realmente tinha vitiligo.
.
Whitney estava inteira e até serena em seu velório, mas calada, em um ambiente culturalmente triste. Uma última imagem que foge totalmente de sua badalada vida. Preferia ficar com a imagem de sua última aparição, em que ela deixava uma boate de Los Angeles bêbada e alterada. Preferia principalmente que a mídia respeitasse o artista e sua família.
.
Afinal, nem tudo é um reality show. Pense nisso! 

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

4 comentários:

RICARDO AGUIEIRAS disse...

Neto, eu me pergunto e me deprimo ao mesmo tempo: Que época é esta que estamos vivendo? Confesso que não estou entendo quase nada, mais.... Claro, sei muito bem que urubus sempre existiram, inclusive entre os seres humanos e mais que no reino animal, mas como hoje, não entendo... Quando Elis morreu o Jornal da Tarde publicou, sim, uma foto quase um close dela morta no caixão. Mas existia carinho na foto, ocupou a capa inteira do jornal e tinha em cima a manchete em negrito: "Perdemos nossa maior cantora"... e foi autorizada pela família dela. Acho que as pessoas andam tão sem sentido em suas vidinhas que buscam sentido em morbidez e em coisas que em nada irá mudar suas vidinhas medíocres e cotidianas, exceto se elas mesmas reagissem... mas não...
Beijo,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br

Brenda Barral disse...

Cara, nos idos 1800, fazer uma fotografia era algo caro, raro e por isso mesmo muito importante. Ao unir essa noção de "valor" com o fato de que naquela época não havia outro meio (a não ser pintando um quadro) de se guardar a imagem de uma pessoa querida, surgiu o famoso "memento mori", que são as fotografias feitas dos mortos. Naquela época essa era a forma encontrada pra honrar os mortos. Hoje parece bizarro mas na época fazia sentido, o contexto era outro. Essa coisa de curiosidade mórbida pode ser resultado da transposição dos valores quanto a certos temas (no link aí embaixo tem um texto que explica isso melhor) e o assunto morte acabou se tornando mais tabu do que o assunto sexo. Mas, na minha humilde opinião, como a motivação desses retratos é puramente sensacionalista, pra vender revista/jornal/etc e não homenagear de fato, somando-se ao fato de que na nossa era fotografias se tornaram algo rotineiro (mais banal do que eu gostaria aliás) esse "comportamento" perde totalmente a relevância (pra não dizer o sentido). Faz-se desnecessário e de extremo mau-gosto, se tornando ofensivo aos mais próximos do falecido.

http://www.almacarioca.net/memento-mori-retratos-da-morte-cristine-martin/

Alex Brito disse...

E as vendas de albuns e dvds alavancam com toda essa divulgação... fotos, noticias e especulações de como foi a morte. A maior parte das pessoas não estão preocupadas com a grande cantora que perdemos, mas sim se a morte dela foi vergonhosa, se foi por bebida ou drogas... ainda mais vergonhoso é a mídia que insiste em especular e não parar de divulgar noticias e fotos da morte.

Alessandra Oliveira disse...

Olha por isso que eu gost de suas materias...vc mostra como a nossa sociedade é podre e hipocrita....onde ate usam a morte de artistas para se promover...o ser humano esta perdendo a linha tenue do ridiculo onde nao se sabe quem é mais idiota...se quem escreveu a materia ou quem da credito a ela...Hoje o sistema de infomaçao se tornou uma montanha onde 88% é de coisas vãs e futeis e sem edificaçao nenhuma...em questao nenhuma...é claro que nao da pra generalizar pois ainda existem pessoas que manteem o verdadeiro significado do espirito do jornalismo responsavel...e assi caminha a humanidade dando credito aos pés de galinha que havia pertos dos olhos daquela cantora, ou da barriguinha daquele galã de novela do que mulhares de pessoas que morrem todos os dias no mundo sem um prato de omida pra oferecer...e ninguem faz nada pra resolver isso...so que eles equecem que quando voce aponta um dedo pra alguem...existe 3 apontando pra vc...bjins

Tecnologia do Blogger.