Pop & Art

Cinéfilo que revela finais de filme diz que o fim é um mero detalhe

Que tal saber o final de um filme antes mesmo de começar a assistir? Pois essa curiosa (e muitas vezes revoltante) informação é tema de um site feito por um campineiro: Ivan Niero Miranda, analista de sistemas e cinéfilo nas horas vagas. 
O site COMO TERMINA.INFO, criado há mais de dois anos, diz em poucas frases o desfecho de filmes como Homem de Ferro 2, O Segredo dos Seus Olhos, e Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
Com 26 páginas dos mais variados títulos, a página curiosamente “vem conquistando um espaço legal dentro do mundo bloguístico e de cinema”. Em entrevista exclusiva, Ivan fala da idéia da criação, a reação das pessoas e o pior final da história do cinema. Confira:
Como surgiu a idéia de montar um site que conta o final dos filmes? Por que a escolha do final?
A idéia apareceu logo depois de eu ver um poster do filme Marley e Eu. Era um daqueles pôsteres num ponto de ônibus, porém neste tinha uma pichação escrita apenas: O cachorro morre. Achei extremamente curioso o modo com que o autor expôs o final do filme com apenas uma frase curta. Achei que podia fazer o mesmo e abri o site.
A priori o que as pessoas diziam?
Que jamais voltariam a entrar no site. Mas muitos não aguentavam a curiosidade e acabavam voltando. Mas até hoje os xingamentos são constantes em alguns comentários.
Quais são os benefícios de saber o final da história?
O benefício só existe se o final for muito chato. Mas também serve para o espectador perceber outros aspectos do filme, como fotografia, música e a própria história. O final acaba sendo, às vezes, só mais um detalhe.
Se você fosse ao cinema, iria gostar que alguém revelasse como termina?
Já aconteceu sim. Mas, como disse na resposta anterior, para mim, o final é só mais um detalhe.
Página do site "Como Termina" conta o fim de "O Palhaço"

Quais finais foram os mais previsíveis? E os mais surpreendentes?
Os mais previsíveis sempre são aquelas comédias românticas e filmes de terror, onde o bandido sempre morre no final. Os mais surpreendentes, logicamente, ficam na categoria suspense e alternativo.
Qual foi o pior final da história do cinema?
Sem sombra de dúvidas foi o final do filme de terror A Órfã. Todo mundo acaba descobrindo que a órfã é, na verdade, uma anã de 35 anos que possui alguns problemas hormonais.
Existe algum filme de que você gostaria de mudar o final?
Acho que não gostaria de mudar nenhum final. Considero isso meio que uma falta de respeito com quem pensa na história e no desfecho final da trama. Todo filme, por pior que seja o final, está completo daquele jeito.
Para finalizar, como você gostaria que fosse o final dessa entrevista?
Hmm.. pergunta difícil! A entrevista termina com a pergunta: você recebe alguma coisa por isso? E a resposta seria: Claro, recebo muitas contribuições para o site e novos amigos que gostam realmente de filme.


About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

3 comentários:

Biel Fernandes disse...

Eu nao me importo, afinal filme, assim como musica, e algo que vc interpreta de acordo com sua trajetoria. Eu sempre me emociono nos filmes que meus amigos mais detestam, vide mirror mirror. Hahaha

Eva Ander Muniz disse...

Nào vejo a hora de conhecer o final da saga de Twilight...sò pelo prazer da certeza de que aquela bobagem acabou.kkkkkk...

Juliano Ferreira disse...

Muito bom o seu texto, me tirou muitas duvidas, tenho uma dica em relação a se fazer um site que pode complementar ainda mais seu texto, é um material que adquiri a um tempo atraz que ensina como fazer um site como hospedar mostra qual programa utilizar tudo muito simples, e alem disso ao adquirir o material você ganha uma pagina deles e pode trabalhar para eles vendendo o kit, achei tudo muito bom é alem de aprender a fazer sites hoje eu ganho um dinheiro vendendo o kit deles, o endereço do site é esse para quem se interessar: www.netrenda.com.br/kitcriarsite.htm

Sucesso, seu texto ficou otimo...

Tecnologia do Blogger.