LifeStyle

Lipoaspiração: saiba quando fazer ou não

Homens correspondem a 30% dos pacientes que
procuram o procedimento
Xô, gordurinha!

A vida de quem quer ter um corpo perfeito não é fácil. Malhação, alimentação, massagens, cremes... Mesmo assim, por maior que seja a preocupação estética, algumas gordurinhas localizadas (e indesejadas) insistem em fazer parte do físico. Para livrar-se delas, muitos homens _ e isso corresponde a 30%  _ submetem-se a lipoaspiração. Especializada em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a doutora Luciana Pepino explica tudo sobre o procedimento. “A busca pela melhora da aparência tem levado a um aumento pela procura dos homens pela cirurgia plástica. O número é crescente a cada ano.”

CHUPA TODA
A lipo é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de gordura localizada abaixo da pele através de sucção. Fique de olho: o procedimento só deve ser feito por um profissional habilitado, ou seja, somente por cirurgiões plásticos. Ela pode ser realizada no abdômen, flancos, cintura, região das costas, braços, interno de coxas, interno dos joelhos, culotes, mama masculina e papada. Pode-se retirar até 5% do peso corporal e, ao contrário do que muita gente pensa, nunca deve ser utilizada como método de emagrecimento. “Se respeitarmos a indicação de realizar em pacientes dentro do peso, o limite de 5% nunca é atingido”, explica a dra.Luciana. Os melhores resultados são em pessoas dentro do peso, apenas com depósitos localizados de gordura e com boa elasticidade da pele, para que a retirada desta gordura não provoque flacidez.

EXAMES E SEDATIVOS
Todo procedimento é como o de qualquer cirurgia. São solicitados exames pré-operatórios como hemograma, coagulação, exame de urina, cardiológicos entre outros (de acordo com cada paciente e o histórico de saúde). Também é necessário fazer um jejum de 8 horas, inclusive de água. “No dia da cirurgia, as áreas que serão lipoaspiradas são demarcadas com o paciente em pé”, detalha a doutora. Logo em seguida um sedativo já é administrado para minimizar a ansiedade e, sedado, o paciente não acompanha o restante da preparação. Após a lipo, ele passa pela recuperação pós-anestésica e, em seguida, é liberado para o quarto, já utilizando uma cinta cirúrgica. “Após 12 horas de internação recebe alta, com orientações e cuidados com os curativos. O banho, por exemplo, pode ser liberado no dia seguinte.”

É COM ESSE DOUTOR!
Não é raro observamos na mídia cirurgias de lipoaspiração mal sucedidas. Muitas delas _ principalmente as trágicas _ trazem o histórico de clínicas e profissionais pouco qualificados. Luciana orienta que, para escolher um bom profissional, devemos primeiramente procurar indicações de outras pessoas que já passaram por tal cirurgia. “Bons resultados, bom atendimento e um acompanhamento no pós-operatório são essenciais.” Ela também indica averiguar se o profissional é cirurgião plástico e membro da Sociedade de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br). “Na consulta, a empatia com o profissional é importante. Ele deve passar as informações claras sobre o procedimento proposto e esclarecer todas as suas dúvidas.” Também não fique atento apenas no preço: “procurar cirurgias somente pelo preço pode ser um risco”, alerta.

Os valores variam de acordo com as áreas lipoaspiradas, hospital onde será realizado, equipe anestésica e cirúrgica, além do profissional que realizará a cirurgia. Vão de R3 mil a 30 mil.

FIZ E AGORA?
Depois de 4 a 5 dias de repouso, dependendo do caso, o retorno as atividades habituais é liberado. Tenha consciência de que após a lipo você não vai poder colocar uma camiseta agarrada para mostrar o novo corpo. Sua maior companheira será uma cinta cirúrgica, que deverá ser usada por pelo menos 30 dias. “Um  pós-operatório bem conduzido e cuidados, como drenagens linfáticas realizadas por fisioterapeutas experientes, são indispensáveis para um bom resultados e recuperação.” O resultado definitivo só poderá ser visto após 3 meses.

Contra-indicada:
Pacientes muito acima do peso
Pacientes com flacidez de pele
Pacientes que buscam o emagrecimento com a lipoaspiração
Pacientes que não tenham condições de saúde para um procedimento cirúrgico.

Indicada:
Pacientes dentro do peso, com pele firme e com depósitos de gordura localizada.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.