LifeStyle

Marcio Atalla, o preparador do 'Medida Certa', revela segredos para vida mais saudável

Por Neto Lucon (Caras Online)
Não é de hoje que Ronaldo Nazário (36) sofre com piadinhas sobre a sua forma física. Mas, neste ano, ele resolveu aceitar o convite do preparador físico Marcio Atalla (42) e participar do quadro Medida Certa, do Fantástico (Rede Globo). Agora, ele começa a se livrar do sedentarismo.

De acordo com Marcio, que também treinou Renata Ceribelli (47) e Zeca Camargo (49) na primeira edição, o grande segredo para uma boa qualidade de vida é fazer um pouco de exercício físico por dia e manter a rotina. “Não dá para radicalizar, pois você não vai conseguir manter o exagero no decorrer dos dias. Você precisa criar o hábito de se alimentar e se movimentar”.

Para Marcio, é preferível ser um gordinho ativo que um magrinho apático, o que não é o caso do Ronaldo. “Ele estava em um período sedentário, mas agora está disposto a ser o embaixador da luta contra o sedentarismo”. Veja dicas importantes do preparador físico:

- Ronaldo passou anos sendo apontado pelas suas novas e rechonchudas formas físicas. Quando foi convidado para participar do quadro, ficou ansioso?
As pessoas não sabem, mas eu mesmo levei o projeto do Medida Certa para o Fantástico e convidei o Ronaldo para participar do quadro. Depois do Zeca e da Renata, eu queria um ícone da atividade física, do esporte, para combater o sedentarismo, que é o grande culpado para uma qualidade de vida ruim. Fico feliz com o fato de ele ter aceitado ser o embaixador da ideia e de ter a oportunidade de trabalhar com o Ronaldo.

- Como ele está recebendo as orientações?
O Ronaldo só me surpreendeu positivamente até agora. Ele chega mais cedo do horário que a gente estabelece, quer tirar dúvidas, se interessa, abre livro, vê tabelas, presta atenção nas explicações. Ele é extremamente inteligente e bem humorado. Em todos os treinos que tivemos, ele teve bom humor. Isso é muito importante para um bom resultado. O treino é totalmente personalizado e o objetivo principal é combater essa falta de movimentação.

- Embora Ronaldo seja um atleta, ele está fora de forma. É comum isso acontecer com ex-jogadores?
É muito comum e em todos os esportes. O atleta tem um gasto calórico muito alto durante as atividades e depois perde essa queima quando param. Vou explicar: Eles estão acostumados a consumir muito, porque gastavam muito nos treinos. Quando param, o gasto calórico cai absurdamente, mas o consumo tende a ser o mesmo. Aconteceu isso com o Ronaldo e acontece com a maioria dos esportistas. Ele comia a mesma quantidade de quando jogava, mas parou totalmente com a atividade física. Engordou.

- Você já disse que é melhor um gordinho ativo que um magrinho sedentário. Isso não se aplicaria ao Ronaldo?
Ah, mas hoje ele é um sedentário. Por isso que os exames deram alterados. Espero que ele fique um cara mais ativo com o fim do programa. Mesmo que não emagreça tanto, o objetivo é que fique com os fatores de risco controlados, colesterol controlado, circunferência abdominal melhor. Ele não era um gordinho ativo.



- Quais são os resultados positivos que você espera gerar com o quadro? Isso leva quanto tempo?
É importante dizer que o Ronaldo, apesar de ser grande, é muito forte, possui muita massa muscular. Portanto, se eu conseguir uma circunferência abdominal de 94cm, já é uma vitória (ele está com 107cm). Não é pouca coisa, são quase quatro furos no cinto! É difícil falar de peso, pois ele é forte. Ele começou com 119,5kg e eu gostaria que ele ficasse com 106 quilos, que foi quando ele encerrou a carreira. Estamos em um caminho positivo.

- Continua acompanhando a balança do Zeca Camargo e da Renata Ceribelli?
Mantenho uma amizade com eles. Com o Zeca converso a cada 15 dias e eventualmente falamos sobre saúde. Vi que ele tirou férias, voltou um pouco acima do peso, mas nas quatro últimas semanas já retomou as atividades físicas. Ele está bem e, se estiver acima do que emagreceu no programa, são apenas 2kg. Todo mundo que tira férias, aproveita, relaxa e sai da rotina. A Renata manteve mais e está bem com 75kg (ela finalizou o programa com 72kg). Eles são a prova de que mudando alguns hábitos é possível ter uma vida mais saudável.

- Muitos quadros e reality shows de emagrecimento até dão resultado durante o programa. Mas, depois de o reality chegar ao fim, os participantes voltam a engordar. O que é preciso para continuar em boa forma?
Esses realitys muito radicais estão fadados a isso. Ninguém consegue manter um nível de atividade física tão grande e alimentação tão regrada na vida particular. Tanto que a dica que eu passo é fazer um pouquinho de exercício físico por dia, uns 40 minutos. Senão a pessoa não mantém na vida. Não devemos ter pressa na mudança e não devemos radicalizar. Na alimentação, por exemplo, não corte nada: diminua. Por exemplo: em vez de comer chocolate todo dia, vai comer duas vezes por semana.


- Quais são as dicas que você dá aos leitores que querem começar a se movimentar?

Primeiro: atividade física. Acumule 150 minutos durante a semana. Você pode dividir em 5 dias, que vão dar 30 minutos para cada. Ele pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta, uma ida à academia, subir a escada.

Segundo: alimentação. Aumente o consumo de fibras, frutas, legumes, cereais... e procure comer um pouco durante o dia. Não faça alimentações com pausas grandes, pois a fome tende a aumentar e você pode comer além da conta. Coma um pouquinho de tudo no decorrer do dia.  

Terceiro: diminua a ingestão de sal e açúcar. Isso tanto no cafezinho quando no momento de temperar uma salada. Pode parecer algo pequeno, mas faz toda a diferença.

Quarto: beba 2 litros de água de forma fracionada. Não adianta beber tudo de uma vez, pois não vai adiantar. O nosso corpo depende de água, portanto sem o corpo hidratado, nada funciona. Essas são algumas dicas para você começar, só começar. Anote e vamos lá!


Entrevista saiu na revista CARAS / edição 990

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.