Pop & Art

Bárbara Aires renova contrato com a Globo e comemora novas oportunidades como atriz

Conhecida nacionalmente por integrar a produção do programa Amor e Sexo, Bárbara Aires inicia 2013 com muitas realizações. Ela, que é transexual, acaba de renovar o seu contrato com a Rede Globo por mais uma edição da atração apresentada por Fernanda Lima e terá três oportunidades para atuar como atriz no teatro e em um curta-metragem.

“Este foi o melhor ano da minha vida, cheio de realizações e surpresas agradáveis. Estou muito feliz que o ‘Amor & Sexo’ vai voltar com sua sétima temporada, sendo que é a terceira em que eu trabalho. E feliz por poder interpretar personagens tão diferentes. Este ano foi muito produtivo e representa uma mudança em minha vida”, afirma com exclusividade ao Nlucon.

Primeiramente, Bárbara foi escalada para a peça “Por Trás do Arco-Íris – A história que seus pais não contaram”, uma desconstrução do clássico “O Mágico de Oz” e outros contos de fadas com críticas sociais, e interpretará a vilã da história, uma bruxa. A caracterização, de acordo com a companhia, será semelhante à da personagem Elphaba do musical da Broadway “Wicked” e a Rainha Malvada do filme “Branca de Neve e o Caçador”.

Depois, foi convidada pelo diretor e ator Flávio Ozório para interpretar uma mulher que deseja interromper a gravidez em “Pelo Direito de Decidir” (título provisório). A trama aborda a vida de um casal, formado por um homem mais velho e uma jovem professora universitária, que engravida bem no momento em que busca no doutorado a possibilidade de maior reconhecimento profissional e financeiro.

Feliz com a oportunidade, Bárbara afirma que o fato de interpretar mulheres biológicas é motivo de surpresa. “Resolvi fazer teatro apenas para me soltar e me tornar mais aberta e receptiva com as pessoas, pois nós transexuais temos por natureza um escudo e acabamos nos afastando das pessoas por medo da rejeição. Para minha surpresa, estreei interpretando uma mulher. Pensei que faria personagens trans, com esse tipo de tema, mas me surpreendi”, reflete ela, que não dispensa personagens transexuais ou travestis.

‘É uma atriz talentosa, com força em cena’, diz colega de elenco

Flávio Ozório explica que a escolha de Bárbara para o papel de “Pelo Direito de Decidir” foi pensado desde a primeira vez em que ele viu a artista em cena, no espetáculo “Atlas”, de Ana Borralho e João Galante no Festival Panorama 2012. “A forte e marcante presença cênica de Bárbara me impressionou de imediato. Fiquei absolutamente fascinado pela sua força em cena, que é algo que não se ensina nas escolas de teatro - é um talento nato”.




O ator afirma que artista inspirou uma mudança na escalação de um personagem para uma atriz trans. “O comum é que os produtores de elenco lembrem de convidar a Bárbara para um trabalho quando tiverem em mãos um personagem trans. Mas não pude e não quis reproduzir esse modo  de pensar. Ela é uma atriz e ponto. E para uma atriz, papéis femininos. E nada melhor do que uma peça que trate da gravidez para começarmos essa parceria que, espero, dure toda uma vida. Depois desse projeto, outros desafios”.

Branca
Outro (e diferente) trabalho de Bárbara ocorrerá no curta-metragem “Branca”, no qual dará vida à travesti Lalá, personagem importante que promoverá uma quebra de paradigmas na história de Branca de neve e os 7 Anões.
Trata-se de uma mistura de animação com realidade, que promoverá uma analogia dos contos de fada. 

As gravações ocorrem na última semana de janeiro. “Não vejo a hora de começar a gravar”, comemora a produtora-atriz. Os seus fãs também não!


About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

2 comentários:

Rose Oliveira disse...

Bárbara Aires! Vc é uma pessoa maravilhosa! Te desejo sempre mt mais sucesso, vc merece o melhor! Vc é mt profissional e amiga! Torço sempre por vc!!! Bjinhosss

Bárbara Aires disse...

Obrigada querida!!!

Tecnologia do Blogger.