Pitacos

Lucas Barreto é expulso de ‘A Fazenda de Verão’ e coloca em xeque mais uma vez a credibilidade dos reality shows

Contrariando a promessa de promover um reality show “acima de qualquer suspeita” – frase que soltou logo nas primeiras chamadas, alfinetando o BBB por expulsar antecipadamente um participante - a A Fazenda de Verão também cometeu uma expulsão nos mesmos moldes nessa segunda-feira, 3. E pior, com o mesmo argumento: comportamento inadequado.

Lucas Barreto (25), o modelo que foi capa da Gmagazine, entrou no meio do jogo e se desestabilizou diante de um grupo já formado. Querendo aparecer, ficou pelado no primeiro banho, promoveu machismo, implicou com o gay Haysam, não deixava ninguém dormir, brigava com todos por nenhum motivo e, durante uma desavença com Haysam, pegou um machado e colocou no ombro.

A edição dava a entender, por meio da trilha sonora macabra, que o rapaz poderia a qualquer momento matar algum peão. Todos tinham essa impressão e medo. “Ele tem problemas psicológicos”, disse a participante Natália. “O Lucas contou que não lembra das coisas que fala, que tem a memória fraca”, continuou a participante, assinalando as imagens.

Mas, apesar de toda loucura, não houve agressão, briga física, tentativa de homicídio e muito menos estupro. Era mais um peixe fora d'água, com sintomas de bipolaridade, querendo chamar atenção para si e causar uma imagem forte no programa. Sendo assim, o show de realidade abriu mão das regras sabidas pelo telespectador e resolveu tirar o participante brigão por conta própria, sem a “decisão do público” - o que apresentador Rodrigo Faro insiste em dizer que é soberano a cada programa.

Medo de que algo mais sério aconteça? Mas, meus caros, não existem esquemas de segurança e exames médicos e psicológicos para escolher os participantes? O modelo realmente era uma bomba prestes a explodir – assim como o ator Theo Becker, Tina do BBB, Joana Machado, Carola... - mas sua expulsão prévia sinala sobretudo a falta de cuidados no momento de escalar o elenco para reality show. Além do mais, muitos participantes falavam que iriam "quebrar a cara dele" em alguma briga.


Nesta edição, reuniu-se a maior turma de brigões descontrolados. A favorita Angelis, por exemplo, protagonizou brigas de baixo calão com todos os participantes e chegou a receber um copo de água no rosto de Hayssam. “Eles são tão calminhos”, brincou o diretor Rodrigo Carelli na coletiva de imprensa na estreia. E foi nesse tom de sorriso amarelo que eles encontraram o que não esperaram. Ou melhor, acharam que encontraram.

Fora do programa, Lucas afirmou que aprontou todas porque não queria ser conhecido como apenas mais um participante. E que em vários momentos fez tudo de caso pensado para se destacar. "Lá estava tudo parado, entrei com tudo. Acho que me escolheram porque sou bipolar. A minha estratégia dentro da Fazenda foi ser intenso. Algumas coisas foram planejadas", defendeu. Pelo comportamento, talvez devesse mesmo ser eliminado. Mas pelo público, pela casa. Não pela produção.  

OUTROS CASOS

Assim como Lucas, todas as demais expulsões em reality shows colocam em xeque a credibilidade dos programas. Em 2001, a participante Lhitts foi expulsa do No Limite 2, após sofrer desidratação e, debilitada, se negar a dormir sozinha no acampamento na Chapada dos Guimarães. “É sério?!?”, inconformou-se ela ao saber que estava fora da disputa.

No Big Brother 12, o modelo Daniel foi expulso com suspeita de ter estuprado a participante Monique Amin. O caso ganhou repercussão e o participante teve que sair do programa “por comportamento inadequado” para se explicar para a polícia. Resultado: a própria garota disse que tudo foi consentido, mas Daniel já havia perdido a oportunidade de faturar a bolada.

Isso sem contar na participante Duda Yankovich, que foi expulsa após dar um tapa na cabeça do ator Thiago Gagliasso, depois que ele passou sem querer as mãos em seus seios durante uma brincadeira na piscina. “As regras são claras”, dizia Britto Jr, esquecendo que Thiago chegou a agredir fisicamente e psicologicamente os animais. Os bichos podem?

Veja a entrada no participante Lucas: 

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.