Pride

Qual trans mais se destacou na mídia em 2012? Veja os perfis e vote na sua preferida!


Em 2012, as travestis e transexuais conseguiram alcançar grande espaço na televisão, sites, rádios e até concursos de miss. A façanha nos obrigou a homenagear o grupo e eleger – assim como fizemos com os Ursos de2012 – as 10 trans que mais brilharam neste ano. A ideia é homenagear o grupo!

As 14 semi-finalistas já podem ser votadas pelos internautas e fãs na enquete ao lado direito. Os votos serão importantes para a decisão final e serão computados na íntegra. Os demais pontos serão somados com os seguintes critérios: destaque na mídia (10 pontos), procura no google (10), engajamento político (10) e relevância na história trans (10). 

O resultado consiste na somatória dos votos da enquete com os critérios. 

Abaixo, um resumo das 14 candidatas:


LEA T
A modelo brasileira, que ganhou a mídia internacional em 2010, neste ano contribuiu de maneira bastante reservada, já que se submeteu a cirurgia de redesignação sexual (a mudança de sexo). Posou para o calendário da Way Model Management e recentemente apareceu vestida de Eva – com apenas três folhinhas – em uma festa de Milão. Continua sendo a referência trans do mundo da moda.


LÉO ÁQUILLA
A jornalista e performer participou da quarta edição do reality show A Fazenda, da TV Record, e pela primeira vez conseguiu deixar uma trans na finalíssima. Léo causou polêmica ao preferir entrar no time masculino, mas deixou sua mensagem que a diversidade é o melhor caminho para a felicidade. Ficou em terceiro lugar.


VIVIANY BELEBONI
A bela travesti esteve em praticamente todos os eventos destinados a trans: foi finalista do concurso de funk Gaiola das Popozudas, tornou-se destaque de um carro da Parada Gay, fotografou para editoriais de moda e participou de um humorado quadro no Programa da Tarde, da Record. Atualmente, trabalha como dançarina da Flexx.


BÁRBARA AIRES
Produtora do programa “Amor e Sexo”, ela é a primeira transexual contratada da Rede Globo com nome social reconhecido. Já assinou contrato para 2013 e, agora, depois de ser elogiada pelo autor Walcyr Carrasco e ser página inteira do jornal O Globo, segue a todo vapor com a carreira de atriz. Está com duas peças confirmadas e um curta-metragem para 2013.  
 .

AMANDA SAMPAIO
A bela loira foi a representante de Salvador no concurso Miss Bumbum. A inédita presença de uma transexual trouxe a revolta de muitas mulheres biológicas, mas Amanda conseguiu segurar a sua faixa. Não venceu, mas valeu pelo pioneirismo.


FERNANDA VERMANT
A modelo encabeçou vários trabalhos artísticos, participou do Miss T Brasil 2012 e reproduziu ao lado da modelo trans Felipa Tavares o icônico beijo de Lea T e Kate Moss para a revista “Love”. De acordo com ela, é possível uma transexual se apaixonar por outra trans.


LAERTE
A cartunista continua contribuindo com a comunidade trans com seus desenhos críticos e humorados. Cada vez mais feminina, a artista provocou debate sobre o uso do banheiro feminino para trans. Foi a primeira trans a sair na capa da revista gay Junior.


VALÉRIA HOUSTON
A cantora participou do reality show de talentos “Astros”, no SBT, e atraiu uma legião de fãs. Continua fazendo shows pelo Brasil e também é locutora de uma rádio virtual. Seu talento e voz surpreendem até mesmo os mais críticos.


FELIPA TAVARES
Contratada da agência 40 Graus, a trans foi entrevistada por Jô Soares, recebeu orientações de Lea T e estrelou um editorial em que relembra sua experiência no exército. Para 2013, Felipa adotou novo visual e afirma que pretende ingressar na carreira internacional.


PATRICIA ARAÚJO
Considerada uma das mais belas travestis do Brasil, a modelo gravou o filme “O Vendedor de Passados” com Lázaro Ramos e também fotografou ao lado do modelo Omoal Neves. Passou recentemente por uma recauchutagem e deve aparecer ainda mais linda em 2013.


MARCELA OHIO
Representante do Distrito Federal, a gata venceu 18 candidatas no concurso Miss T Brasil 2012. Agora, a Marcela vai representar o Brasil no Miss International Queen, na Tailândia. 


ARIADNA ARANTES
A ex-BBB provou que também tem talento de modelo ao desfilar e estrelar editoriais da grife Brasaimara. Neste ano, ela lutou contra a homofobia e o racismo com camisetas e pulseiras da grife. Ariadna  também apresentou o concurso Miss T Brasil 2012.

CANDY MEL
Vocalista da Banda Uó, Mel distribui talento em suas divertidas apresentações de tecnobrega. Em participação no MTV Sem Vergonha, ela disparou: “Trava é de fechadura”.
.

JENNA TALACKOVA 
Única representante internacional da lista, a canadense fez história por ser a primeira trans a participar do Miss Universo. Aos 23 anos, Jenna chegou a ser desclassificada do concurso, mas retornou (devido aos vários protestos) e ainda levou a faixa de Miss Simpatia.   

CAROL MARRA
A trans não quis participar da homenagem, por acreditar que a votação poderia provocar uma competição e rivalidade entre as artistas. Portanto, os votos na modelo não serão computados.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

23 comentários:

Anônimo disse...

Neto você sabe o carinho e respeito que tenho por você. Sinceramente acho que a tal "homenagem" gera uma disputa e realidade que não existe, uma disputa de egos. Cada uma ali tem seu valor, mérito. Nenhuma é melhor que outra. E todas buscam respeito, igualdade, oportunidades. Espero que minha opnião sobre isso seja exposta e não deletada. Um bjo. Carol Marra

Neto Lucon disse...

Carol, seu comentário no Facebook não foi meramente apagado, foi transferido para a nota acima, onde eu explico a sua vontade de não participar (dá uma olhada). Considerei desnecessário – uma vez que você diz ter respeito por mim, tem meu e-mail e poderia enviar uma mensagem privada – enviar a opinião para a geral e desqualificar a minha intenção publicamente.

Esse tipo de votação de “Melhores do Ano” ocorre na maioria dos veículos, sobre todos os assuntos, é absolutamente natural no mundo do entretenimento (você é jornalista, sabe disso). Não quer dizer que quem ganhe realmente seja o melhor – seria muita imaturidade se basear apenas por essa votação - mas é uma maneira de entreter e valorizar quem deu a cara para bater este ano.

É uma brincadeira, uma “confraternização”, uma maneira de prestigiar, não vale nem dinheiro!

Imagine se o Oscar, o “Melhores do Faustão”, a “Caras”, a “Contigo!” vão parar de premiar as melhores atrizes do ano (por exemplo) por medinho do ego das artistas, pela rivalidade, pela batalha que cada uma tem individualmente? Além disso, conheço a maioria dessas trans e sei que elas são tão de boa nesta questão...

Só sei que está na hora de mostrar que somos civilizados. E que um "concurso" LGBT não precisa necessariamente terminar com a miss sem peruca!

Anônimo disse...

Gente.... Assim como fazem essa brincadeira com tantas mulheres,também fazem com os trans. Que cabeça pequena... E por isso que tem tanto preconceito nesse mundo.... Aqui na Itália ninguém vê a Ariadna como um trans,mas sim mulher... Linda... Vi ela na praia,uma pessoa super simples...sem essa área da Diva...basta com essa história de guerra.... Senão a Gisele não falaria com outras modelos,por medo de perder trabalho!!!! Viva a paz entre todos os sexos!!!

Anônimo disse...

Carol Marra me perdoe, mas achei desnecessaria essa atitude. Concursos como estes incentivam e estimulam as trans, parabens ao site pela iniciativa! Fiz questao de deixar me voto.

Anônimo disse...

Carol Marra tá eh com marra de perder kkk Sabe que não tem carisma nenhum e que eh uma copia furada da Lea T

Anônimo disse...

Mil perdões mais nao acho legal colocar transexuais que batalharam por um espaço, junto com travestis de programa. Nada contra quem se prostitui, mas precisamos quebrar o preconceito e mostrar que as trans não vivem a margem da sociedade, Patricia araujo, Viviane Belebony, Ariadna Arantes ahnnnn???? oq elas esoa fazendo no meio de pessoas que nunca venderam seus corpos, nunca se "camuflaram" em seus guetos, nunca usaram a midia pra fazer apologia ao submundo. Nao gostei da lista se colocassem apenas as que realmente lutam e lutaram pra chegar aonde chegou eu apoiaria. E nao me venham com esse papo de que foram putas pq nao tiveram opções, não precisamos de mais defamações, a classe ja e rebaixada e marginalizada por conta de pessoas que nao tem competencia nem mesmo pra ser uma GP... Vamos analisar isso, estamos lidando com vidas, lidando com pessoas que amanha vao acordar cedo e trabalhar, pessoas que fazem uma faculdade, pessoas q tem uma vida social normal.

Anônimo disse...

O comentário acima disse que não deveriam estar na lista quem vende o corpo. Bobagem bárbara Aires fazia programa e tinha um blog diário contando isso, antes assinava com bárbara Ksyvickis

Pamella Didonny disse...

ME DESCULPE POIS ESSE ANONIMO AI DEVE SER UMA GAY FRUSTRADA COM TRAVESTIR POIS PENSO QUE ELE QUERIA TER A CORAGEM DE POR UMA SAI E ENFRENTAR O MUNDO E NAO TEM COMO NOS TRANS ESCORTES OU NAO, SAMOS TODAS IGUAIS POREM UMAS TEM A SORTE DE SER UMA DIVA E OUTRAS NAO POIS A SOCIEDADE AINDA TEM A MENTE MUITO PEQUENA SOBRE ESSE ASSUNTO,MI DISPIACE SUA GAY FRUSTARADA.POR TANTO QUE SE CHAMA ANONIMO NAO TEM A CORAGEM DE MOSTRAR A CARA E TER UMA OPNIAO PROPRIA RECALCADA,FRUSTRADA,AFF.....

sabrina Spynnély disse...

Parabéns a todos... todas com um talento diferente, e todas com o seu diferencial...
Aqui hj temos todos os tipos de talentos... antigamente só podíamos ser cabeleireiras hj não... podemos ser modelos, atrizes, Colunistas... estamos fazendo o nosso próprio espaço no mundo...
Bom meu voto foi para a Lea T, admiro muito seu Professional e sua simplicidade... boa sorte a todos!!!

Anônimo disse...

Dedculpem,mas,o,Léo Áquila não e trans ou travesti,ele,sim,e uma drag e o Laerte um ..crossdresser
.pra mim quem foi dedtaqie foi s Ariadna e a Lea T.bgda e sdades de vc Neto.Geia Borghi

Sofia Mendonça disse...

Quanto comentario ESTUPIDO.Genteee quando vamos nos unir todas? deichar as diferenças de lado?Querer ser mais que a outra?? Acordem,já é hora de se unir e deichas essas bobagens de lado!
Quanta trans/travesti que tem preconceito com o mesmon genero.Isso é ridiculo.Nao existe ninguem melhor ou superior que ninguem.
É triste ver muitos desses comentarios ai encima e ainda mais sabendo que foi uma trans ou uma travesti que escreveu e muitos comentarios ridiculo por falta de informaçao e conhecimento.Se voce nao tem conhecimento da causa,melhor nao comentar.
Enfim...muito triste!

Anônimo disse...

Vai Laerteee!!! Torcendo desde o começo!!!!

grazièlle disse...

Antes de deichar meu comento , queria esclarecer que . . . a enquete em questao è , qual trans mais se destacou na midia em 2012 . nao esta em questao qual sua profissao e se te è trans , ou travesti , ou drag queen , visto que pros heteros somos todas farinha do mesmo saco . o importante aqui seria valorizar a enquete , nunca feita ... lèo aquilla pra mim è uma trans , e fez a sua parte , na fazenda 5 , mas volto a dizer , essa nao è questao da enquete , assim como desnecessario criticar patricia araujo por ser tmb garota de programa , visto que fez e faz varios trabalhos fora desse meio , como filmes , novelas e rio fashion . ou seja critica desnecessaria . aceita que dòi menos . comentario de grazièlle , trans nao operada .

Anônimo disse...

Concordo, Patrícia Araújo, Ariadna e Barbara Kysivics fizeram e daí... é uma profissão como outra qualquer.. pode até descontar para o INSS.

Anônimo disse...

Quero saber como votar?

Anônimo disse...

Barbara Aires concerteza

Krys Bertolly disse...

Barbara Aires Merecedora...
Muitas ali destacadas, nem acho que realmente sejam Destaques... aff

claris disse...

barbara aires logico

Sarita Souza disse...

Bárbara Aires( Linda, do bem e um amor de pessoa!
Ela concerteza é merecedora desse titulo...

gustavo bitencourt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gustavo bitencourt disse...

Olha, me parece que essa enquete é bem intencionada e segue os parâmetros de vários veículos que fazem enquetes semelhantes. Agora, eu entendo a postura da Carol Marra, porque tem varias coisas questionaveis ai.

Em primeiro lugar, quando se fala em pessoas trans, esta se falando em pessoas, homens e mulheres que trabalham e podem ter destaque em suas areas de atuacao. Entao, antes de ver uma categoria para as trans de destaque, eu preferiria ver atrizes e atores trans, por exemplo, sendo premiados em suas funcoes, junto com outros atores e atrizes. Em segundo lugar, a escolha das participantes desrespeita uma coisa fundamental, pela qual a gente luta diariamente, que e o direito de definir como queremos ser chamados. O Laerte, por exemplo, nao se define como uma transexual e sim como travesti (acho ate cruel aquela descricao |cada vez mais feminina|, como se ele tivesse isso como objetivo). O Leo Aquilla nao se considera transexual e sim |um ator transformista| como ja declarou publicamente em diversas oportunidades.

Fico feliz que a Barbara Aires tenha ganhado, acho que e uma pessoa, uma profissional admiravel, ativista, com um historico importante pro movimento LGBT no Brasil, mas acho um problema que ela nao esteja competindo com outras atrizes, por exemplo, ou com outras pessoas ativistas. Ou que a Valeria Houston nao esteja em destaque numa categoria de cantoras, ou que a dancarina da Gaiola das Popozudas possa competir com outras meninas que dancam funk. O fato de serem pessoas de areas tao diferentes acaba desvalorizando o trabalho de todo mundo, mostra que elas nao estao sendo indicadas pelos seus trabalhos, mas tao simplesmente pela repercussao, ou ainda, pelo fato de serem transexuais, o que por si so, nao e merito nem defeito.

(P.S. Desculpa a falta de acentuacao, sabedeus por que os acentos e pontos nao funcionam nos comentarios do Blogger.)

Lais Tetour disse...

Não sei como votar mas quero deixar meu voto para Valéria Houston. Diva, canta divinamente. Não tem frescura, não está na grande mídia, mas está sempre buscando e alcançando seus objetivos. Bjo querida.

Fabio maltez disse...

Acho que as que fazem ou fizeram programa não deveriam estar na lista. Só estimulam a prostituição.

Tecnologia do Blogger.