Pop & Art

Fotógrafo traz exposição com homens de salto alto, após caso homofóbico


Após um jovem bissexual de 19 anos ser brutalmente agredido em um terminal de ônibus porque usava sapato de salto alto, o fotógrafo, artista multimídia e professor de filosofia Jeferson Kaibers decidiu utilizar a arte para protestar contra a ignorância, o preconceito, o homofobia e o machismo. Ele promove a exposição Homens de Salto, um ensaio fotográfico com homens usando salto em lugares populares de Cascavel, no Paraná, que será aberta ao público no próximo mês. 


Em entrevista exclusiva ao NLucon, Kaibers afirma que a ideia é enfatizar a liberdade de ser e vestir-se como quiser. “É inaceitável que alguém violente outra pessoa pelo fato de ela usar algo. Vivemos em uma democracia, pagamos impostos e o Estado de Direito nos garante a livre expressão. A questão de gênero é opressora, culturalmente construída, portanto não pode limitar nem o padrão estético de alguém simplesmente porque não gostamos. O salto, por exemplo, foi inventado por homens, depois absorvido por mulheres”.

Os modelos das imagens posaram voluntariamente e aparecem com variados perfis, orientações sexuais e idades, tal como o modelo e ator Roberto Zanon e o funcionário público Juarez Girollete. O jovem agredido, Maisson Dyeimes, que é recepcionista de um hotel, também está nas sessões e volta a se equilibrar com propriedade em seu salto. Ao lado de Kaibers, transformou o traumático momento de agressão em arte, cidadania e protesto.

.
 
.
“Temos o propósito de levar cultura e informação, além do teor artístico que também queremos vincular. Nossa sociedade pode ser infinitamente e mais criativa e interessante, justa e inteligente, mais política e polida”, defende o artista, que também dedicará o espaço para fotos enviadas por outros fotógrafos, amadores ou profissionais. “Quem quiser, pode fotografar homens de salto em espaço público de Cascavel e nos enviar”.

A exposição será aberta de 7 a 28 de junho na sala Verde da Biblioteca Pública e secretaria de Cultura da cidade. Você também pode acompanhar novidades e novas fotos na página do projeto Homens de Salto no Facebook. 
.
.
Maisson (de salto vermelho) transformou dor em arte

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.