Pop & Art

Fotógrafo Gerson Roldo faz releitura de Mona Lisa com ícones LGBT


"Se Leonardo da Vinci te convidasse para ser a Mona Lisa, como seria a sua?”. Foi com essa inusitada pergunta que o renomado fotógrafo Gerson Roldo convidou ícones da cena LGBT e simpatizantes de Porto Alegre para se transformarem em Monas. O divertido ensaio conta com o fundo de tela idêntico ao quadro original [pintado por Sidnei Akiyoshi] e a vasta criatividade das modelos.

Entre as figuras que pintam [e dão pinta] na exposição, estão Mona Gaúcha, Mona Punk, Mona Drink, Mona Blush, Mona Li$a e Mona Colors. Embora muitas estejam irreconhecíveis pela transformação, todas são ícones da capital gaúcha, tais como a cantora transexual Valéria Houston. Dá uma olhadinha na Mona Gaycha!

De acordo com o fotógrafo, a ideia  partiu da própria referência do nome Mona, uma expressão bastante relacionada à cultura LGBT. "Liguei o nome Mona ao termo e assim surgiram as 'Mona's'. A exposição marca a minha volta para Porto Alegre, depois de 2 anos morando em São Paulo. É o recomeço do meu trabalho com fotografia na cidade". 

A releitura foi exposta em 2012 e volta a ser exposta neste sábado [22] no mezanino da Usina do Gasometro, em Porto Alegre, por meio da Secretaria Adjunta da Livre Orientação Sexual, fazendo parte da programação do mês do Orgulho LGBT. Com muitas cores, brilhos e ideias divertidas, cada imagem [e cada Mona] contempla um grupo e cria identificações diversas com o observador. 

Vale lembrar que Gerson é formado em fotografia pelo SENAC/ RS e registra eventos e pessoas  há dez anos. No início da carreira, fez trabalhos voltados ao grupo LGBT – tal como a exposição “Todas as Cores Contra a Homofobia”, em 2007 – e frisa que atualmente  sua intenção é registrar pessoas independente de suas orientações sexuais. É arte!

Confira abaixo as fotos e escolha a sua Mona favorita! 

Mona Colors: Gloria Crystal

Mona Punk: Carla Baptista

Mona Li$a: Ricardo Pont

Mona Blush: Madblush

Mona Gaucha: Luiza Lisboa

Mona Gaycha: Valeria Houston

Mona Drink: Charlene Voluntaire

Mona Strass: Iran Marcon

Mona Lee: Lauro Ramalho

Mona Top Lisa: Angela Ghizi

Mona Vera: Vera Ardais

Mona Fetiche: Sil Gollmann

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.