Pop & Art

Sabia que a voz da cobra Celeste, do Castelo Rá-Tim-Bum, é de um homem?


A cobra Celeste, do infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, marcou a infância de muita gente nos anos 90. Ela, que era cor-de-rosa e sonhava em ter pernas e braços, morava em uma árvore no centro do castelo e – para a surpresa de muitos – possuía a voz de um homem, um grande e versátil ator.

No documentário Descontruindo o Castelo – O Boom do Rá-Tim-Bum [2010], Álvaro Petersen revela que participou de um teste ao lado de várias mulheres e que, embora quase tenha sido dispensado para dar vida a Celeste, surpreendeu ao investir no sotaque carioca.  

“Quando eu peguei a cobra, o câmera falou: ‘essa cobra tá viva’. Eu disse, claro. ‘E a voz?’ Não tem muito como bolar uma voz para essa cobra, né? Mas decidi fazer a voz da Bia [Rosenberg, coodernadora de produção pedagógica], que é carioca e fala arrastado, fala porrque”, declarou.

Passando no teste de Celeste, Álvaro também interpretou o personagem Godofredo entre 1994 e 1995 e entrou para a história da TV Cultura com uma das personagens mais carismáticas do infantil. Foram 90 episódios, 6 mil horas de gravação e mais de 3 mil horas de edição. Noosssssa!


Em entrevista ao jornal da Metodista, ele declara que a manipulação de bonecos é uma técnica de atuação. “Se não souber atuar, você vai apenas mexer os bonecos e as crianças com certeza vão achar lindo. Mas em um trabalho profissional, há uma atuação que está relacionada a roteiros, à construção de um personagem”. 

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

1 comentários:

Zeca Lango disse...

Mas a Rosi Campos agora só pensa no Cegonho...kkkkkk

Tecnologia do Blogger.