Eventos

Encontro Regional Sul de Trans vai discutir ‘Direitos Humanos e Cidadania é garantia de saúde mental’


Quarenta e cinco travestis e transexuais ativistas – incluindo a militante argentina Lohana Berkins - e mais 105 profissionais da Saúde, Segurança Pública, Educação e Assistência Social vão participar entre os dias 24 a 27 de outubro do 10º Encontro Regional Sul de Travestis e Transexuais, em Florianópolis, Santa Catarina. Ainda sem local definido, o tema desta edição é “Direitos Humanos e Cidadania são princípios e garantia de Saúde Mental”.

De acordo com as organizadoras Kelly Vieira Meira e Fabrizia de Souza Felipe, da ADEH [Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade], o objetivo é discutir uma resposta aos princípios de universalidade e integralidade da pasta de Política Pública e Saúde integral LGBT e a problematização do processo transexualizador do SUS, no Sul. “Por muitos anos, tais demandas vêm sendo reivindicadas sem encontrarem mecanismos formais para que se efetivem no cotidiano”, informam.

A programação será multiparticipativa e visa conscientizar as demandas, expectativas e respostas vigentes referentes às áreas, promovendo um compromisso conjunto entre o governo e a sociedade civil.

Além dos debates e reflexões, também será exibido o filme Kátia [2012], sobre a história da piauiense Kátia Tapety, a primeira travesti a ocupar um cargo político no Brasil e que fará parte do encontro, bem como a ativista gaúcha Lirous K'yo Fonseca, do Trans em Debate, que estuda Serviço Social e é membro do ADEH. 

A trans argentina Lohana Berkins – presidenta da Associação de Luta pela Identidade Trans - vai estar presente para debater a realidade do país, apresentar um modelo de política – e de lei! - nas questões de gênero e identidade de gênero que ocorre na Argentina. Ficou interessad@? 

Pois clique aqui, baixe e preencha a ficha de inscrição e envie para atendimento.adeh@gmail.com. Pessoas de outras localidades terão direito a estadia e alimentação.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.