Pride

ENEM de 2013 fala sobre direito LGBT e conquista das mulheres ao voto. Confira questões:


O ENEM de 2013 voltou a falar sobre questões LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros] neste sábado, 26, o primeiro dia da prova. Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, o Exame Nacional do Ensaio Médio - Um ensaio para a Vida - abordou os avanços nas políticas e direitos do grupo gay que vive nos Estados Unidos. Houve também uma questão sobre a presença das mulheres nas eleições.

Na pergunta, um homem de 44 anos diz à revista Época ter presenciado uma transformação na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. “Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos IIIinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas piores para seus semelhantes”.

A questão era: A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a: A) ampliação da noção de cidadania B) reformulação de concepções religiosas C) manutenção de ideologias conservadoras D) implantação de cotas nas listas partidárias E) alteração da composição étnica da população.

A resposta correta [e que fez os estudantes refletirem sobre noção de cidadania] é a “A”.

Já a pergunta indicando o direito às mulheres de votar foi exposta por meio de uma caricatura e uma frase divulgada na Revista da Semana, em 1934: “Haverá ainda quem resista a poderosa influência do partido mulherista?”. A questão era: “Na imagem, da década de 30, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionados com a: A) redivisão do trabalho doméstico B) liberdade de orientação sexual C) garantia de equiparação salarial D) aprovação do direito ao divórcio E) obtenção da participação eleitoral.

Quem respondeu a letra “E” acertou.

Sendo assim, embora não haja uma preparação extensa sobre a diversidade sexual nas escolas, a prova demonstra esperar bom censo nas respostas dos alunos e que, no prometido "ensaio para a vida", estejam preparados para respeitar as diversidades. Esperamos que todos tenham acertado!

Questão de 2013 sobre direitos LGBTs dos Estados Unidos
Direito da mulher também foi abordado pela prova

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.