Pride

Homem transexual participa de reality show português para servir de exemplo e encontrar novo amor



A quarta edição da Casa dos Segredos, reality show de Portugal, conta com a presença do chef de cozinha Lourenço, de 31 anos, que "esconde" dos participantes e do público o fato de ser um homem transexual. Em sua inscrição, ele afirma que decidiu se inscrever no programa depois de terminar uma relação de nove anos - e uma filha - por conta de alguns "erros". 

O jovem vivia em Luxemburgo e agora quer voltar a Portugal. "Meu sonho é encontrar um amor de verdade, que queira casar e ter um filho. Quem sabe não o encontro aqui?", diz o chef, que é românico e gosta de escrever romances.

+ Confira tudo sobre LGBTs em reality shows brasileiros

Na atração, que ainda não tem versão brasileira, os concorrentes [de 16 a 23] ficam confinados em uma casa vigiada por câmeras e microfones. Mas não se trata de uma mera competição de confinamento. Cada um deles tem um segredo e o objetivo principal é descobrir o maior número de segredo dos outros concorrentes, sem deixar que eles descubram o seu. No caso de Lourenço, cogita-se os segredos: "Ouço vozes dentro da minha cabeça", "Mudei de sexo este ano", "Sou herdeiro de uma grande fortuna", "Sou o infiltrado" e "Fui escolhido por um concorrente". 

Apesar de os concorrentes já perceberam algumas características comuns da transexualidade masculina - tal como as cicatrizes embaixo do peito, sublimadas por tatuagens [que uma candidata pensou ter sido devido a um ataque de tubarão]- a ex-noiva Susana Simões foi à mídia contar a história para a TV Guia. Vale ressaltar que não faz diferença no resultado final o público saber o segredo antes dos participantes.
.

"[Quando ele foi à Portugal fazer a cirurgia de redesignação sexual] nós já não namorávamos, mas nunca perdemos o contato. Acompanhei o processo das operações, que foi muito complicado e, neste verão, ele foi várias vezes na minha casa, onde moro com a minha filha. Tínhamos uma vida perfeita em Luxemburgo, mas cansei-me. A rotina sufocou e decidi me afastar, mas é difícil estar longe dele, pois ainda há sentimentos", explicou.

Susana diz que a filha chama Lourenço de pai e que se mudou para Portugal para apoiar o ex-noivo no reality show. "Faço questão de estar ao lado dele nesta altura, pois vai enfrentar tempos difíceis. As pessoas ainda são muito preconceituosas e quero ajudá-lo a ultrapassar isso da melhor maneira". 

Para ela, o real objetivo de Lourenço participar é querer combater o preconceito. "Ele nunca teve vergonha do que é. Tem uma personalidade muito forte e acha que pode ser um exemplo para as pessoas começarem a olhar para estes casos de uma forma mais aberta. Infelizmente, ainda há muitos preconceitos no nosso país, a mentalidade dos portugueses está muito atrasada". No perfil do participante, ele diz que não gosta de seguir o rebanho: "Prefiro ser o líder da matilha". 

Já durante o confinamento, perguntaram se ele era gay e Lourenço respondeu: "Se eu fosse gay, não esconderia e nem usaria isso como segredo". Caso leve a bolada, o prêmio vai ajudá-lo a pagar as 13 operações, que totalizam 45 mil euros. Boa sorte!
.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.