Pride

Texto do NLucon sobre Elza Soares e LGBTs é convidado para prêmio contra o racismo


Por conta da reportagem “Saiba por que Elza Soares é a maior Rainha Gay do Brasil”, publicada aqui no NLucon, tivemos a honra de ter sido convidados para participar do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, que tem o objetivo de estimular que o jornalismo contribua para a prevenção, o combate e a eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação racial.

O artigo – que fala sobre a atuação de Elza e sua rica obra nas causas LGBT - foi indicado pela produção e avaliado na categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta Barros, que faz menção à jornalista que foi a primeira mulher a participar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e desenvolveu trabalho de combate à discriminação da mulher.

Nesta semana, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial [Cojira-Rio], do Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro anunciou os finalistas e demonstrou nas sete categorias e nos 310 trabalhos avaliados preferir focar no tema racial [racismo no futebol, cotas, abolição, samba] – que é a principal proposta - sem ampliar para a diversidade sexual ou na vida de um artista negro.

Mesmo assim, o NLucon fica muito feliz pela surpresa do convite, pelos trabalhos avaliados e por saber que faz parte de um dos inúmeros veículos que lutam contra os preconceitos e que promove textos reflexivos. Quem ficou curioso, dá uma olhada no texto sobre a cantora do milênio clicando aqui.

Sobre Abdias [1914-2011] - o nome homenageado do prêmio - ele foi um paulistano ex-senador, ativista, artista plástico, escritor, jornalista e poeta, que se tornou um ícone na defesa dos direitos humanos e da população afrodescendente. Foi repórter do Jornal Diário, fundou o Jornal Quilombo e foi professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Parabéns aos organizadores e aos finalistas!

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.