Pop e Art

Revista gay traz 1º homem trans na capa, mas apela para espetacularização do corpo

Se com as mulheres trans famosa é a curiosidade em cima do genital que ronda os noticiários, com os homens trans uma nova modalidade de curiosidade passa a alimentar a mídia sensacionalista: o resultado da mastectomia masculinizadora – a retirada das mamas. É só olhar os sites de celebridades com personalidades trans!

+ "Me identifico como homem trans", diz Thammy Miranda ao NLUCON


Tanto que a segunda edição da revista “Mais Jr.” – que é voltada para o público gay - resolveu inovar em sua primeira versão impressa ao trazer um homem trans na capa da publicação: o ator Thammy Miranda

Algo a ser comemorado com euforia na história de publicações gays, se não fosse o tratamento similar que a mídia tradicional já está acostumada a dar às pessoas trans: a espetacularização e objetificação de seus corpos.

No caso, Thammy aparece sem camisa (assim como outros modelos cis, ok), mas com uma tarja (isso mesmo TARJA) cobrindo o seu peitoral. Além disso, a publicação apela na chamada e estampa um “INÉDITO”, algo como "uau, um homem trans vai revelar os seus peitinhos" (sem se atentar que ele já havia tirado foto sem camisa em seu livro autobiográfico). Na legenda: “Quem disse que precisa ter peito para chegar lá?”. Oi?

A revista traz um ensaio, mostrando o peito do ator após a mamoplastia redutora (foi este procedimento realizado, segundo o ator em entrevista ao NLUCON), e também uma entrevista exclusiva.





.
Nas redes sociais, vários garotos trans questionaram a necessidade da tarja. “E o que dizer desta tarja?”, perguntou um. “Não entendi a tarja. Imagina se eles colocassem todas as capas com homens cis com esta tarja no peito? Por que um peito precisa desse sensacionalismo todo?”, “Mídia gay exotificando nossos corpos, mais do mesmo”, “Será que eles tiveram medo de colocar o peito de um homem trans à mostra na banca e serem censurados por muitos considerarem peito de mulher?”, questionou outro. 

“E esta chamada ‘não precisa ter peito para chegar lá’? Ele fez a cirurgia para tirar a mama, mas ainda tem peito, como todo mundo”, escreveu. “Além de o Thammy já ter mostrado o peito no livro, a gente não precisa deste tipo de visibilidade. Ele tá parecendo o Harry Potter”, defendeu.

Vale lembrar que o assunto já foi motivo de reflexão (e puxada de orelha) da atriz Laverne Cox em um programa de TV. Após ser constantemente questionada se passou pela redesignação sexual, ela disse no programa da apresentadora norte-americana Katie Couric: "Essa preocupação com a cirurgia faz com que as pessoas trans sejam tratadas como objetos, e faz com que as pessoas não encarem a vida real que levamos. A verdade sobre as vidas de trans é que com muita frequência nós somos alvos de violência. Nós sofremos discriminação numa proporção muito maior que o resto da comunidade LGBT. Quando as pessoas focam em partes do corpo, elas passam a ignorar essa realidade de opressão e discriminação."

Exagero? Confira alguns momentos da mídia em cima da cirurgia de Thammy: 


http://www.purepeople.com.br/noticia/com-camisa-aberta-thammy-miranda-mostra-parte-do-peitoral-sem-os-seios_a36734/1



http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/02/de-camiseta-thammy-faz-tatuagem-no-braco-e-posta-foto-na-web.html



http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/01/thammy-miranda-mostra-resultado-da-cirurgia-com-blusa-decotada.html



http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/03/thammy-posa-sem-camisa-enquanto-escreve-livro.html



http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/03/thammy-miranda-de-camisa-aberta-vai-ao-teatro-com-andressa-ferreira.html



http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/apos-cirurgia-para-retirada-dos-seiosthammy-miranda-mostra-fotos-sem-camisa-30032015




http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/01/com-camisa-aberta-thammy-miranda-curte-festa-ao-lado-da-namorada.html






Observa como tudo é pautado na cirurgia e em uma parte do corpo? Observa que não faz sentido apelar para uma polêmica envolvendo o peito de um homem, sendo que até as mulheres cis, transexuais e travestis lutam justamente para que esta parte do corpo não seja mais um tabu?  

Em recente entrevista ao NLUCON, Thammy falou justamente sobre o enfoque da mídia de celebridades em cima de sua cirurgia. “É a mídia sensacionalista que quer ganhar cliques. Falar que Thammy está sem camisa vai dar mais cliques que falar sobre o meu novo trabalho. A população gosta de polêmica e a mídia vive de cliques. Entendo assim e já estou acostumado”.


Curiosamente, Thammy não divulgou até o momento a revista nas redes sociais.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.