Pop e Art

Edith Modesto lança dois livros sobre famílias e filhos LGBT nesta sexta-feira

Foto: Gerson Roldo
A escritora, terapeuta e especialista em diversidade sexual e questões de gênero, Edith Modesto lança nesta sexta-feira (27) a partir das 14h dois livros importantes para a comunidade LGBT no auditório da Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509, em São Paulo (próximo do metrô Brigadeiro).

São eles: “Homossexualidade – Preconceito e Intolerância Familiar” e a versão atualizada de “Mãe Sempre Sabe? Mitos e Verdades Sobre Pais e Seus Filhos LGBT”.

+ Leia entrevista com Edith Modesto


O encontro começa 14h no auditório do espaço com um mini curso gratuito, que aborda a diversidade sexual e de gênero e a maneira como o assunto atravessa a família. Às 19h, Edith faz uma homenagem a alguns ativistas e precursores do movimento LGBT brasileiro. E as 19h30 lança e autografa os dois livros.

A visibilidade ao tema, a abordagem sensível e a quebra de paradigmas com a propriedade de quem tem longa experiência no trabalho terapêutico com pais de LGBT é de extrema relevância para o tempo de conservadorismo e de preconceito que vivemos. E que afeta pais, mães e filhos LGBT – todas as famílias.

“É como se o bebê, ainda na barriga da mãe, firmasse um contrato, assinado em cartório, selado e carimbado, de que ele seria cis e heterossexual. Se ele não for, rasgou o contrato que firmou com a mãe e ela ficará muito decepcionada com esse filho sem palavra. O filho também não se sente bem, se sente culpado por ter desrespeitado o contrato. Basta lembrar que, mesmo hoje, uma mulher grávida pensa, sonha, fantasia muita coisa sobre o bebê que está gerando, mas nunca lembra de que ele pode ser LGBT. E ele pode ser”, diz ao NLUCON.





Saiba mais sobre os dois livros:

Homossexualidade: Preconceito e Intolerância Familiar: Neste livro, a tese de doutorado defendida por Edith na USP, procura aproximar o interesse em favor da aceitação da diversidade de orientação sexual e a análise semiótica dos discursos. Seu objetivo é analisar como são construídos os discursos de rejeição e/ou de aceitação da homossexualidade dos filhos por suas mães heterossexuais, e examinar os discursos dos filhos verificando uma possível relação entre autoaceitaçao e a aceitação ou rejeição dos pais. Trata-se de uma contribuição importante para a mudança do quadro de intolerância e preconceito presente na sociedade, representado pelo elevado número de assassinatos de pessoas homossexuais no país.

Mãe Sempre Sabe? – Mitos e Verdades sobre Pais e Seus filhos LGBT: Com abordagem franca, Edith traz uma série de relatos de casos reais e discute a descoberta e a aceitação da homossexualidade e transgeneridade pelos LGBT e seus familiares. O título cobre todas as etapas: o medo que os adolescentes têm de perder o amor da mãe e do pai, o respeito dos professores e colegas; a decisão de enfrentar o temor e abrir o jogo; como os pais lidam com a descoberta da homossexualidade ou a transgeneridade dos filhos; por que alguns aceitam logo e outros demoram.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.