Eventos

Semana da Visibilidade Trans em Aracajú aborda despatologização da identidade T

.
Com várias mesas, debates e manifestações artísticas, ocorre de segunda-feira (25) até sexta-feira (29) a 2ª Semana da Visibilidade Trans em Aracajú. A ação em prol da cidadania plena de travestis, mulheres transexuais e homens trans é realizada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.

+ Caminhada pela Paz em SP pede "respeito e dignidade" a população trans


Neste ano, o evento questiona a invisibilidade que as pessoas trans tem em seus múltiplos modos de vida e faz uma campanha pela despatologização das identidades de gênero que contrariam a norma.

“Lembramos que as transexualidades e travestilidades continuam sendo enquadradas como transtornos mentais na Classificação Internacional de Doenças promovida pela OMS, contribuindo para o estigma e marginalização sofrida pela população trans”, informa o texto de divulgação.

As mesas abordarão temas como "Por que visibilidade trans?", "O papel do profissional no atendimento às pessoas trans", "Corpo em questão: os limites do saber médico", "Educação e inclusão: acolhendo a diversidade", "Mídia comunicação: publicidade ao nosso favor?" e "Queremos viver mais de 35 anos". A programação completa está logo abaixo.

No dia 29, vai rolar às 19h, a cerimônia de encerramento no Teatro Atheneu (R: Vila Cristina, São José), com shows de Alessandra Herreras, Alinna Shakira, Elba
Ramalho Cover, Fernanda Bravo, Iggy Carter, Lanna Guimarães, Shanty Mazort e... MC Xuxú, dentre muitas outras!  A entrada é um 1k de alimento não perecível. 

Neste ano, também será lançado o calendário “As Sobreviventes”, cuja proposta é retratar as travestis e mulheres transexuais que conseguiram subverter a pequena expectativa de vida que a sociedade impõe a elas, aproximadamente 35 anos de idade.

O calendário não será comercializado, mas contará com a doação de 1kg de alimento não perecível, que assim como os arrecadados no show serão doados para as trans em situação de rua ou vulnerabilidade após o evento. 


Quer participar? Se inscreva no link: www.sigaa.ufs.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline

Confira a programação completa:




About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.