Pop e Art

O que é transfobia? Travestis e transexuais explicam em campanha; assista



Por Neto Lucon

O Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, divulgou neste mês um vídeo da campanha “Transfobia é Uó”. Nela, travestis, mulheres transexuais e homens trans revelam e explica o que é transfobia.

+ Fórum Paulista de TT lança nova campanha; veja


Falando sobre as suas próprias vivências, cada pessoa descreveu o que considera pior do preconceito pela sua identidade de gênero diferente daquela que foi imposta ao nascimento.

A mulher transexual Daisy de Almeida destacou, por exemplo, os seus direitos de cidadã negados. Aline Marques apontou a “morte de travestis e transexuais do Brasil”. Já o ator e jornalista Leo Moreira Sá diz que “transfobia é me desqualificarem enquanto ser humano por ser homem trans”.

A diretora e professora Paula Beatriz abordou a transfobia na escola e disse que o preconceito é o responsável por fazer muitas pessoas abandonarem o espaço, “contribuindo indiretamente e diretamente para a exclusão social”.

O vídeo aborda ainda os relatos de Amanda Marfree – “transfobia é a falta de respeito com a identidade de gênero da população trans – Heitor Marconato – “é quando alguém me pergunta ‘qual é o seu nome de verdade’ quando eu digo que meu nome é Heitor” – Luciano Medeiros – “é não ter direito à saúde por ser homem trans”, dentre outros.

Fernanda de Moraes, a atual coordenadora do Fórum de Travestis e Transexuais, declarou que "transfobia é toda a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans terem os seus direitos civis negados". 


Assista ao vídeo:



Campanha TRANSFOBIA É UÓ, do Fórum Paulista de Travestis e Transexuais.
Publicado por NLucon em Sábado, 27 de fevereiro de 2016

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

1 comentários:

Sandra SH disse...

Se o Fórum é Paulista cadê a população T do estado de São Paulo? Que não estão com a visibilidade nesse projeto?

Tecnologia do Blogger.