Pride

Diva do teatro, Phedra de Córdoba enfrenta problema de saúde e precisa de ajuda



Por Neto Lucon

A atriz cubana Phedra D. Córdoba, um dos maiores ícones da comunidade trans e diva do grupo Os Satyros, enfrenta problemas de saúde. E, de acordo com o jornalista Miguel Arcanjo, especializado em teatro, ela precisa de ajuda para custear o tratamento, que necessita de uma equipe de enfermagem em tempo integral.

+ "Ser quem sou hoje era o meu grande sonho", diz Phedra em entrevista


Diante do alto custo que exigem os cuidados, amigos decidiram montar desde o último domingo (28) uma vaquinha online e também promover peças teatrais para arrecadar fundos.


Aos 77 anos, Phedra mora em um apartamento na Praça Roosevelt, ao lado do Satyros, e tinha até então apenas a companhia de seus gatos, Primo Bianco e Rebeca. No Satyros, mantinha carreira ativa, cantando, dançando e atuando, sendo aproveitada em diversos espetáculos e até mesmo no cinema.

Para o tratamento, estimam precisar de 50 mil reais, que serão revertidos para o pagamento de enfermeiras, médicos, medicamentos, dieta, artigos de limpeza, dentre outros. Até o momento 15% do valor foi levantado por amigos e fãs (você pode colaborar clicando aqui).

Em conversa com o NLUCON no dia 17 de fevereiro, Phedra revelou que estava muito adoentada, que precisava de amigos próximos ao seu lado e que esperava se recuperar logo para voltar aos palcos. Enviamos muitas mensagens de carinho, de apoio e desejo por melhoras. 





.
TEATRO PARA PHEDRA

Neste sábado (5) toda a bilheteria das peças do grupo Satyros serão revertidas para o tratamento de Phedra. Serão quatro peças, que iniciam entre 19h e 23h59, e que a companhia pede para o público doar quanto puderem para as entradas.

Às 19h será encenada “Não Fornicarás” (Satyros um), às 21h ocorre o espetáculo “Pessoas Sublimes” (Satyros Um), também às 21h será encenada “Juliette” (Estação Satyros). E às 23h59 é a peça “A Filosofia na Alcova” (no Estação Satyros), que encerra a ação dos artistas.

OUTRAS AJUDAS

Também para ajudar o tratamento, os atores Paula Cohen e Gero Camilo anunciaram preparar um show beneficente. A data e o local ainda estão em negociação e, em breve, anunciaremos todos os detalhes.

Quem quiser colaborar enviando um depósito bancário, o ator Ivam Cabral disponibiliza uma conta que será administrada pelos amigos que cuidam de Phedra e da sua saúde:

CPF 460.148.379-49
Caixa Econômica Federal
Agência 0689
Conta Poupança, operação 013, Número da conta: 81621-2

#ForçaPhedra

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.