Pride

Militante trans, Renata Peron receberá prêmio Theodosina Ribeiro na ALESP

A cantora e militante trans Renata Peron será umas das homenageadas no dia 28 deste mês, às 10h, do prêmio Theodosina Ribeiro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), capital.

+ 1ª Caminhada Pela Paz marca luta histórica contra a transfobia


A ação tem como objetivo reconhecer ações de mulheres cujos trabalhos empoderam impactam e influenciam a vida de muitas mulheres, sobretudo as que fazem parte de grupos vulneráveis.

“Fui indicada ao prêmio e, para a minha alegria, foi escolhida unanimemente. Estou muito honrada”, afirmou Renata, que é presidente da CAIS – Associação Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais – e que desenvolve várias atividades de combate ao preconceito.

Dentre as ações, realizou a Caminhada pela Paz – Sou Trans e Quero Dignidade e Respeito – que levou mais de mil pessoas na Avenida Paulista e a organização do seminário Educação e Expressão de Gênero. Ela também participou de diversos eventos, mesas e protestos para falar sobre transfobia e a luta pelo reconhecimento de direitos.

Para quem não sabe, Theodosina foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974, foi eleita a primeira deputada negra da ALESP, onde ocupou o cargo de vice-presidente. Ela era formada em filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes e advogada pela Faculdades Metropolitanas Unidas.

Parabéns!

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.