Pop e Art

Nany People comemora histórica indicação como “melhor atriz de teatro”: “Libertador”




.
Aos 50 anos, Nany People comemorou a indicação como “melhor atriz de teatro” pela revista Quem. Nem tanto pelo resultado, que de raspão premiou Christiane Torloni na noite de terça-feira (22), mas por ser a primeira vez que uma atriz transexual aparece numa indicação brasileira como atriz, tendo a sua identidade de gênero respeitada.  

+ As atrizes travestis e transexuais que estrelaram novelas e seriados brasileiros

“Francamente foi uma grata surpresa e recebi com muita lisonja. Pois além do reconhecimento profissional, tem a questão história: foi a primeira vez que uma trans foi indicada como atriz. O reconhecimento de igualdade de gênero foi libertador. Ainda mais com um elenco daqueles”, falou ao NLUCON.

Anteriormente, Rogéria conseguiu se destacar em uma premiação artística no teatro em 1964, mas na categoria de “melhor ator”. Tratava-se do cobiçado Mambembe pelo trabalho “O desembestado”, em que contracenava com Grande Otelo. A atriz Phedra de Córdoba também apareceu na lista do jornalista Miguel Arcanjo como “personalidade do teatro” em 2012.

Na lista premiação da "Quem", Nany concorreu em pé de igualdade com Claudia Raia (Raia 30 – O Musical), Clara Carvalho (As Criadas), Denise Fraga (Galileu Galilei), Denise Weinberg (As Criadas), Juliana Galdino (Fantasmas), Maria Luísa Mendonça (Um Bonde Chamado Desejo), Marisa Orth (Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos), Mel Lisboa (Otelo) e Renata Sorrah (Crum).

Para quem não sabe, em 2015 ela interpretou a radioatriz Ermelinda na peça “Caros Ouvintes”, de Otávio Martins. Uma senhora da década de 60 amargurada e preconceituosa, que tem a carreira ameaçada pela TV. Segundo a atriz, foi um dos maiores desafios de sua carreira.



“Talvez seja o maior desafio. O processo foi muito bem dirigido pelo querido Otávio Martins, que logo nos primeiros ensaios me adiantou: Você vai viver a louca experiência de incorporar uma pessoa com quem você lutou a vida toda. Convença-nos! E mais: na véspera da estreia, ele profetizou que eu iria enlouquecer os críticos. Foi um trabalho inesquecível”.


Neste ano, Nany vai estrear o novo solo Nany People 3 em 1, cuja temporada inicia no dia 7 de abril no teatro J. Safra, todas as quintas-feiras. E segue com os tradicionais solos, além de participações em programas de TV, como o Programa da Xuxa, e a reprise do sitcom “Partiu Shopping”, do Multishow. Sucesso!

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.