Pride

Lea T é a 1ª entrevistada da nova Playboy, fala de retrocesso e detona transfobia



.
A modelo Lea T (foto: Mariana Maltoni) será a primeira entrevistada da nova fase da revista Playboy, que chega às bancas na terça-feira (12). Nela, Lea detona a transfobia, fala de retrocesso e diz que, mesmo tendo privilégios, sofre preconceito diariamente.

+ Atriz trans vive Salomé no teatro e questiona papel da mulher


“É mais fácil ser aceita quando se é famosa e bem-sucedida. Se eu não fosse a modelo, filha do Toninho Cerezo (ex-jogador da seleção brasileira), não estaria aqui”, declara ela, que tornou-se conhecida ao posar para a grife internacional Givenchy.

Apesar da consciência de seus privilégios, ela detona a transfobia: “Nunca quis inaugurar nada e, na minha categoria, sou umas das pessoas mais sortudas. Mas acho que a situação piorou. Na Grécia Antiga, nós éramos sagradas, os artistas e filósofos escreviam para nós. Aí houve um retrocesso. As coisas estão mudando agora porque, além de mim, existem mais cinco famosas, mas temos que lembrar que todo dia morre uma transexual no Brasil”.

Ela admite sofrer discriminação diariamente, mas diz que recebe e-mails de muitas meninas trans relatando preconceito. “Recebo e-mails de meninas que não têm dinheiro para comer, que os pais estão expulsando de casa”, lamenta.

Vivendo há pelo menos cinco meses em Alto do Paraíso, interior de Goiás, ela diz estar mais feliz e sintonia com o seu corpo e espírito. “Aprendi que meu corpo tem valor, mas meu espírito tem ainda mais, tenho que cuidar bem dele”.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.