Pop e Art

Diana Paes é a 1ª mulher transexual a vencer Rainha do Rodeio de Cafelândia



.
A estudante de fisioterapia Diana Victoria Paes, de 34 anos, venceu o concurso de Rainha do Rodeio 2016 de Cafelândia, interior de São Paulo. Nada seria diferente se Diana não fosse uma mulher transexual, a primeira no Brasil a vencer um título semelhante no Brasil.

+ Ex-gestora Ângela Lopes faz duras críticas à militância trans: "Autodestrutiva"


No concurso, Diana venceu 18 mulheres cis e diz que levou a faixa e a coroa de rainha por ter preenchido todos os quesitos. “O que contava era beleza, simpatia e desenvoltura na passarela. Me enquadrei em todos esses quesitos, porque a beleza é universal”, disse ao G1.

Diana conta que foi inscrita por dois amigos, que convenceram-na a participar. “Tive muito medo de ser julgada, pensei várias vezes em desistir, mas fiquei surpresa quando vi que a maioria esmagadora da cidade torcia por mim. Todos me diziam que eu ia ganhar, mas não levava fé”.

A inscrição foi facilitada pela mudança do documento – sim, Diana é oficialmente mulher – e pela cidade de 18 mil habitantes acompanhar a sua transição desde quando era pequena. “Sempre me senti uma menina, a cirurgia chegou simplesmente para adequar o corpo a minha mente. As pessoas me respeitam, torcem por mim, até mesmo as concorrentes”.




.
Agora, Diana vai brilhar na festa que será realizada neste fim de semana, com show de Hugo e Tiago e Pedro Paulo e Alex. “Não temo nenhum preconceito, só exijo respeito porque não consegui esse título à toa. Eu venci por méritos próprios, inclusive com uma margem de pontos bem grande da segunda colocada”.

Ela diz que está feliz por quebrar um tabu e que sonha em abrir portas para outras mulheres transexuais. “Foi só mais um tabu em minha vida. Sinto que posso servir de espelho para muitas, acho que outras mulheres trans podem sim participar de concursos desde que se encaixem nos pré-requisitos exigidos pelo concurso”, defendeu.

Assista ao vídeo:


Escolha da rainha da festa do peão de Cafelândia 2016!
Publicado por Diana Vicky Paes em Segunda, 4 de abril de 2016

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.