Pop e Art

Vídeo emocionante faz héteros-cis sentirem na pele o preconceito sofrido por LGBT



.
Bullying na escola, humilhação entre “amigos”, rejeição dos pais, preconceito no mercado de trabalho e muitas lágrimas. Essas são alguns dos preconceitos que LGBTs sofrem ao longo da vida. E foi pensando nessas experiências que a organização Inter-LGBT resolveu sensibilizar héteros-cis.

+ As mentiras que te contaram sobre a comunidade trans


Por meio de um curta de 2m15s, o vídeo “The Obstacle Course” (A corrida de obstáculos) convida a sociedade a olhar pelos olhos de quem sofre o preconceito. E a vivenciar todo sistema de exclusão e LGBTfobia institucionalizada.

A câmera em primeira pessoa facilita o processo e as imagens impactantes ajudam a aflorar a emoção. A cena em que os pais na mesa de jantar desaprovam o filho ou filha, que está mergulhado em uma chuva com lama, por exemplo, reflete bem os sentimentos envolvendo a família e os preconceitos envolvendo a orientação sexual e identidade de gênero.

Apesar de triste, o vídeo termina com uma mensagem de resistência: “Até que a sociedade progrida, nós continuaremos”. Simplesmente necessário e emocionante.

Assista:

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.