Home de Marcador

Exposição estreia em SP e transforma ícones da comunidade LGBT em Mona Lisa

Marcela Ohio em quadro Mona Lisa


Por Neto Lucon

O fotógrafo gaúcho Gerson Roldo lança a partir do dia 1º de junho a 29 de junho a exposição “Monas” no Salão da Fotografia Consigo de Fotografia (Rua Conselheiro Crispiniano, 105 – 1º andar - Centro), em São Paulo. Nos cliques, o artista transforma famosos e personalidades LGBT na icônica musa de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, em uma releitura colorida, divertida e lúdica.

+ Em Santa Vilânia, fotógrafo Gerson Roldo retrata vilãs e vilões da diversidade


Dentre as novas Monas estão Nany People, atualmente como repórter do programa da Xuxa Meneghel, a cantora Maria Alcina, que lançou recentemente o álbum De Normal Bastam os Outros, o ator Roberto Camargo, um dos fundadores do Terça Insana, e a cantora Laura Finocchiaro, responsável pelas trilhas de reality shows como A Fazenda e Casa dos Artistas.

O projeto trata-se de uma associação entre um dos quadros de maior sucesso da história, Mona Lisa, que no próximo ano completa 500 anos, e a palavra “Mona”, usada no pajubá (linguagem baseada nas línguas africanas e praticada por travestis e gays) para definir mulher ou um homem gay, segundo a dicionária Aurélia (2006). Além dos mistérios que incluem o quadro: como a de que Leonardo teria pintado o seu alter-ego feminino.

Para as fotos, o artista plástico Sidnei Akiyoshi pintou um fundo de tela idêntico ao quadro original. Os modelos ficaram por conta de seus figurinos. A make up é de Sil Gollmann e a produção de Valéria Houston. O jornalista Neto Lucon, da página NLUCON, ficou responsável pela produção executiva, além de escrever o texto de apresentação da exposição. 



.
O critério de seleção foi baseado na história que cada um tem para contar, sempre com um diferencial, seja na vida pessoal, na luta pela causa LGBT, na política ou na cultura. Não era preciso que fosse LGBT, mas que tivesse um papel importante neste cenário", disse Roldo.

“Se Leonardo Da Vinci te convidasse para ser Mona Lisa, como seria a sua Mona?”

Essa foi a pergunta que Gerson fez a cada uma das personalidades, deixando que cada uma criasse a sua personagem a partir das próprias vivências e características e que nomeassem a obra. As drag queens Stefany di Bourbon (Mona Comédia) e Dindry Buck (Mona Buterfly), o DJ Mauro Borges (Mona das 9), e a criadora da extinta G Magazine Ana Fadigas (Mona Angel) são algumas das Monas.

Outros nomes que encabeçam as 20 fotos expostas são do ator trans Leo Moreira Sá (Mona Queer), que esteve na série Psi, da HBO, a modelo Marcela Ohio (Mona Miss), eleita a mulher transexual mais bonita do Mundo, a militante travesti Janaina Lima (Mona (en) Crespa), o militante Beto de Jesus (Mona (soul) Frida), a advogada travesti Márcia Rocha (Mona Livre) e a fundadora do 1º grupo de pais de homossexuais (GPH) Edith Modesto (Mona Mãe).

Confira abaixo os cliques de Janaina e Léo:

.
Janaina Lima (Mona EnCrespa) e Léo Moreira Sá (Mona Queer)

.
Vale ressaltar que o projeto Monas surgiu em Porto Alegre, com importantes personalidades locais auxiliando na releitura. Seis Monas da primeira exposição também estarão no espaço.

“Foi uma experiência incrível, conheci pessoas maravilhosas. As Monas deixaram um pouco de si comigo e eu aprendi muito mais sobre gênero. Nos bastidores rolou muita energia positiva. Tenho certeza que todos vão amar o resultado, pois eu amei. Todas as Monas me surpreenderam, entraram de corpo e alma no projeto e o maior destaque foi o comprometimento que tiveram quando aceitaram o convite", disse Gerson.

MAIS INFORMAÇÕES:

Créditos da Equipe:
Fotos: Gerson Roldo
Maquiagem: Sil Gollmann
Maquiagem Mon@cromática: Eliseu Cabral
Maquiagem e produção #MonaPeople: Nany People
Maquiagem e produção Mona Anormalisa: Guilherme Rodrigues
Maquiagem e produção Mona Butterfly: Dindry Buck
Maquiagem e Produção Mona Comédia: Stefani Di Bourbon
Produção: Valéria Houston
Produção Executiva e Textos: Neto Lucon
Cenário e Fotos Making of: Sidnei Akiyoshi

As Monas:
Ana Fadigas: Mona Angel
Beto de Jesus: Mona (Soul) Frida
Charlene Voluntaire: Mona Drink
Dindry Buck: Mona Butterfly
Edith Modesto: Mona Mãe
Glória Crystal: Mona Colors
Janaina Lima: Mona (en) Crespa
Laura Finocchiaro: Mona Song
Lauro Ramalho: Mona Lee
Léo Moreira de Sá: Mona Queer
MadBlush: Mona Blush
Marcela Ohio: Mona Miss
Márcia Rocha: Mona Livre
Maria Alcina: Mona Anormalisa
Mauro Borges: Mona das Nove
Nany People: #MonaPeople
Roberto Camargo: Mon@cromática
Sil Gollmann: Mona Fetiche
Stefany Di Bourbon: Mona Comédia
Valéria Houston: Mona Gaycha

SERVIÇO Exposição MONAS
Dia: do dia 1 ao dia 29 de junho.
Local: Galeria da Loja Consigo de Fotografia
Rua:: Conselheiro Crispianiano, 105, 1º andar, Centro (o espaço fica atrás do Teatro Municipal de São Paulo)

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.