Home de Marcador

Peça teatral reúne biografias das atrizes travestis Dandara Vital e Claudia Celeste



Por Neto Lucon

Se existe uma cultura genuinamente trans ela poderá ser vista e contemplada na peça teatral “Dandara Através do Espelho”, cuja montagem ocorre no Rio de Janeiro. Tudo porque ela visa contar com o encontro de duas atrizes de gerações diferentes, Dandara Vital e Claudia Celeste. Além da profissão, ambas se identificam na identidade travesti.

+ Primeira travesti a fazer novela, Claudia Celeste diz preferir os palcos


A primeira é uma premiada atriz do Studio Stanislavski desde 2007, tendo realizado peças como “O Vazio das Molduras do Espelhos”, “TransTchekov” e “A Pedra de Sueli”. Já Claudia é uma renomada atriz-cantora-vedete-diretora-produtora desde os anos 70, passando pelo teatro de revista, concursos de miss, filmes e até novelas (ela é a 1ª travesti a fazer novela).

O espetáculo narra a história de Dandara que almeja encenar a sua biografia no teatro. E que encontra Pedro Bento, um estudante de teatro interessado no desafio de interpretar uma travesti, e Claudia, uma vedete dos anos 70 que vê no projeto a oportunidade de remontar os espetáculos de revista. Do contato, as memórias destas personagens são trazidas à tona e revelam muito mais coisas em comum que a peça pretendia inicialmente.

A obra traz o desafio, a garra e a vontade das personagens centrais em superar os obstáculos. Sobretudo mostra a gana pela arte para se manterem ativas trabalhando e os conflitos geracionais entre elas. A linguagem estética tem como base a combinação do Teatro Documentário e do Teatro de Revista. E tem a trilha sonora executada ao vivo por Kathyla Katherine.




PEÇA PRECISA DE FINANCIAMENTO


Ainda em fase de ensaio, a peça passa por capitação de recursos. O grupo pede R$ 9.400, que serão divididos em divulgação, cenário, figurino, por meio de uma campanha virtual. Quem quiser colaborar com a realização da peça, pode clicar aqui. Há recompensas como cartões postais, ingressos e videoclipe exclusivo dependendo da colaboração.

"Dandara Através do Espelho" é de extremamente importante nos dias atuais, uma vez que a discussão sobre gênero e identidade de gênero são desafiadas o tempo todo por setores conservadores da sociedade. A falta de conhecimento e ignorância é um dos fatores que contribuem para o retrocesso. E a peça pode ser uma importante ferramenta para a elucidação consciente, coerente e inteligente sobre as identidades trans.

“É a partir do conhecimento e do afeto que poderemos caminhar na construção de uma comunidade mais igualitária e justa. É preciso escutar as histórias que ainda não foram contadas. É preciso parar e ouvir porque as vozes estão bradando. Durante muito tempo estivemos à margem das histórias que víamos se repetirem à exaustão. A dúvida que fica é quais histórias ainda não foram contadas? E se foram, quem as contou”, diz Dandara.

Confira algumas imagens dos ensaios:

.



About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.