Pride

Laura Vermont é nome de Centro de Cidadania LGBT inaugurado na Zona Leste DE SP



Fotos: Amanda Marfree

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH), por meio da Coordenação de Políticas para LGBT, inaugurou nesta sexta-feira (01) um Centro de Cidadania LGBT e Unidade Móvel de Cidadania LGBT na Zona Leste
. E recebeu o nome de Laura Vermont

+ Audiência sobre assassinato de Laura Vermont é marcada por protestos e revolta


Laura é o nome da travesti de 18 anos que foi brutalmente agredida e assassinada por cinco transfóbicos no último ano na Vila Nordestina, em São Paulo. O caso chocou a comunidade LGBT. Apesar de terem admito o crime, todos os réus ainda estão soltos.

Com 381,50 m², o centro visa atender a população LGBT em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência física e psicológica motivadas pelo preconceito.

Dentre os serviços, estão atendimento psicológico, assessoria jurídica, assistência social e encaminhamento para as políticas públicas da Prefeitura Federal. O investimento foi de R$ 497 mil. A inauguração contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, de artistas da noite, militantes e da mãe de Laura, Zilda Vermont.

"Foi maravilhoso. Hoje inaguramos o Centro de Cidadania na Av. Nordestina em memória à minha filha Laura. Foi muito emocionante. Obrigado a todos que compareceram. Eternamente Laura Vermont", escreveu Zilda.



.
“O Centro vem garantir os direitos da população LGBT na região, para que casos como de Laura Vermont não venham a se repetir”, declara Alessandro Melchior, coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC, à fanpage Sampa LGBT. 

Já o secretário da SMDHC, Felipe de Paula, diz que o centro é importante porque “inverte a lógica de que o cidadão precisa ir até as políticas públicas”. “A cidadania efetiva exige o contrário, as políticas públicas devem chegar até o cidadão e garantir os direitos de todos”.


O Centro de Cidadania LGBT “Laura Vermont” e Unidade Móvel de Cidadania LGBT Leste está localizado na Av. Nordestina, 496, São Miguel Paulista.



Amanda Marfree e Zilda Vermont, mãe de Laura

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.