Pop e Art

Livro sobre ursinha trans Tilly mostra que não é difícil abordar questões de gênero para crianças



.
São raros os livros infantis que abordem a diversidade, sobretudo quando se trata de transexualidade ou transgeneridade. Mas um livro sobre uma ursinha trans chamado “Introducing Teddy” (Apresentando Teddy), da editora Bloomsbury, mostra que não é difícil falar sobre o assunto para crianças e adultos. Ao contrário, é necessário. 


Escrito por Jessica Walton, o livro fala sobre o filho Errol e o então ursinho Thomas, que vivem brincando juntos. Em dado momento, Thomas fica retraído e afirma que, em seu íntimo, sempre soube que é uma ursinha e que gostaria de ser chamada de Tilly.

Errol lida com muita naturalidade e eles continuam a brincar juntos, exatamente como antes. “Eu quis mostrar que Tilly fez a transição para o gênero feminino, mas que nada mudou”, explicou a autora. Aliás, o que mudou foi que a ursinha tirou uma gravata-borboleta e colocou no cabelo, transformando-a num lacinho.

Simples, fofo e importante, né?




PARA CRIANÇAS DE UM ANO

A autora, que é uma mulher cis lésbica, afirmou que decidiu escrever sobre a questão logo após ter um filho. E também quando o pai dela revelou que era na verdade uma mulher transgênero. Na busca para explicar ao filho, ela não encontrou nada a respeito na literatura.


“Canalizei minha ambição de ser escritora para essa lacuna na área de livros infantis. Já que eu não conseguia encontrar o que procurava, resolvi tentar cria-lo”, declarou ao Huffington Post UK.

A autora diz que escreveu para uma criança de um ano de idade. E que o objetivo foi transmitir a mensagem de que as pessoas podem e devem vestir e usar o que quiserem. E que a roupa deve servir para que as pessoas sejam felizes.

Sobre a própria história da transgeneridade em sua família, ela afirma que foi um processo difícil lidar com as mudanças. Mas com final feliz “No final, você percebe que seu relacionamento não se baseia no que eles vestem, aparência ou nome: é baseada no amor, na história de vocês e em todo o carinho e atenção que eles lhe deram ao longo de anos. Isso pesa muito mais que a identidade.”

Por enquanto o livro foi apenas no Reino Unido e em inglês. Mas você pode comprar clicando na imagem abaixo:



About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.