Realidade

Projeto TransForma oferece cursinho popular para pessoas trans de São Carlos, SP



.
Iniciativas e projetos em prol da cidadania plena de travestis, mulheres transexuais, homens trans e outras transgeneridades continuam pipocando no Brasil. E em São Carlos, a 230km de São Paulo, um coletivo de universitários investem em uma ação que visa incentivar os estudos da população trans: o TransForma.

Trata-se de um cursinho popular destinado especificamente às pessoas trans e que começa em agosto. Ele tem o objetivo de fornecer conhecimento de maneira acessível e agradável para que essas pessoas possam se preparar para o ENEM e se ingressar em uma universidade.

Para quem não sabe, 82% das travestis e mulheres transexuais abandonam o ensino médio por causa da transfobia na escola e também pela falta de apoio da família, informa a RedeTrans (Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil). O dado soma-se aos 90% desta população que está inserida na prostituição, muitas por questão de estigma, não escolha, informa a ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais).

O projeto – que visa oferecer um leque de opções profissionais para a população trans - foi pensado pelo Nuances, um coletivo de diversidade e gênero da USP de São Carlos. E conta com a participação de ativistas - dentre elas Angela Lopes e Erika Hilton - colaboradores, alunos e professores. Há também um termo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura do Município para o fornecimento de itens como alimentação e vale transporte para os alunos.

“Acreditamos que podemos, com esse projeto, mudar a vida de pessoas excluídas pela sociedade. Os professores são voluntários e, em sua maioria, estudantes LGBTs que foram o coletivo. Isso torna mais familiar a convivência entre estudantes e professores”, informa a fan page do grupo. E quem quiser saber mais basta acessar a página no Facebook clicando aqui.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.