Pride

Saiba 10 frases transfóbicas disfarçadas de elogio que nunca devemos dizer a um homem trans



Por Neto Lucon

Toda vez que publicamos alguma matéria sobre um homem trans, as redes sociais pipocam de comentários. Muitos deles transfóbicos, alguns elogiosos e outros que, na intenção de ser um elogio, acabam derrapando na transfobia.


Sim, a sociedade é estruturalmente transfóbica, então é quase regra que grande parte das pessoas reproduza transfobia – ainda que não tenham a intenção num primeiro momento.

Deparando com tais comentários e tropeços, o NLUCON resolveu pedir a ajuda de alguns homens trans para listar quais são as frases transfóbicas ou derespeitosas que as pessoas dizem pensando estarem fazendo o maior elogio. Mas que não são.

Eventualmente algum homem trans pode dizer que não se sente incomodado com alguma ou outra frase. Mas grande parte, sim, e é sempre bom problematizar, dialogar, debater e expor sobre o tipo de discurso que recebemos e gostaríamos de lapidá-lo.

Confira:

1 - Ficou perfeito, até parece homem de verdade!

Caso a sua intenção não foi ser transfóbico, você acabou de chamá-lo de “homem de mentira”. Um pensamento transfóbico, que considera apenas homens cis os verdadeiros e legítimos homens. Saiba: homens trans também são homens de verdade. Até porque, parafraseando Simone de Beauvouir e a reflexão de que gênero é uma construção social, “ninguém nasce homem, torna-se”.

2- Uau, ele me enganaria

A intenção de nenhum homem trans é enganar alguém. Ele não está se passando por alguém que não é e nem está vestindo uma fantasia de carnaval. Ele simplesmente É o que você está vendo na sua frente. Exatamente assim. É uma identidade legítima e que merece ser reconhecida e respeitada.

3 – Realmente é lindo, pena que não tem...

E aí as pessoas falam sobre as mamas (quando ele ainda não passou pela cirurgia), falam do genital, falam da voz ou de qualquer outra característica do homem trans, como se elas o desabonassem como atraente ou digno de atenção. Você pode pensar e ser escroto, mas guarde esses pensamentos para você. Esse tipo de comentário é extremamente grosseiro e acaba trazendo várias disforias – vide sofrimento - para muita gente. Simplesmente guarde para você.

4- Ele me faz sentir hétero (quando dita por um homem gay)

É o mesmo que dizer que no fundo considera aquele homem trans uma mulher. Entenda: Homens cis que se atraem por homens trans continuam sendo gays ou bissexuais. Isso porque, embora o meio gay ainda seja muito falocêntrico, não é a genitália que define a orientação sexual de alguém. É o gênero. E neste caso, o gênero de homens trans e cis é o mesmo.

Essa frase pode ter adaptações para mulheres héteros que dizem se sentir lésbicas por causa dele. Ele é um homem e, caso sintam atração por ele, vocês continuam sendo héteros.

5 - Você é muito bonito para ser trans

Dizer que alguém não parece com o que é de fato NÃO é elogio. Ou você acha que todos os homens cis do mundo são exemplo de beleza? Entenda: ele é bonito e é um homem trans. E é tão lindo quanto vários outros homens trans do mundo de variados perfis de beleza: altos, baixos, magros, gordos, fortes, brancos, negros (...). Achar que alguém deva ser feio só porque faz parte de determinado grupo é preconceito. Ou no mínimo, falta de noção.

6 - Eu até pegaria, se estivesse bêbado, numa balada...

Pense bem: Você é alguém que pelo preconceito só se permitiria ficar com um homem trans no escurinho da balada e com a desculpa da bebida. Então, quem disse que ELE gostaria de ficar com você? Mesmo sem essa condição, é muito pretensioso as pessoas acharem que as pessoas trans estão disponíveis e querendo toda e qualquer pessoa cis que atravesse o caminho. Não é bem assim, viu? Você pode levar um belo toco.

7 - Que delícia, sempre quis experimentar

Mais uma vez está dada a ideia de que homens trans estão disponíveis para satisfazer o desejo ou a curiosidade das pessoas. Nada impede que você tenha essa vontade, mas existe uma linha tênue entre se aproximar demonstrando ser alguém bacana e se aproximar mostrando ser mais uma pessoa que fetichiza aquele corpo. 

8 – Ela é lindo ou ele é linda

Todos sabemos que a sua intenção foi ser um engraçadinho. Mas a piada é azeda e sem graça. No fundo, está dizendo que há uma mulher em algum momento, ou está levando em consideração uma identidade de antes da transição de gênero. Isso é desrespeitar a luta pela identidade de gênero daquele homem trans. Diga apenas “ele é lindo” e guarde esse tipo de brincadeira no baú. É do tempo do programa do Bolinha.

9- Tenho curiosidade de saber como é o seu genital... Manda nudes?

Em tempos de nudes, parece ultrapassado falar para as pessoas não solicitarem materiais pornográficos caseiros. Mas uma das reclamações de homens trans é que várias pessoas os abordam o tempo todo como se tivessem algum tipo de intimidade ou que, pelo fato de serem trans, devem estar munidos da foto de seus genitais para matar a curiosidade das pessoas. Tenham bom senso.

10 - É meu novo fetiche, eu comeria...

Mas quem falou que ele gostaria de dar para você? Quem falou que ele quer ser seu fetiche? E quem disse que homens trans tem a única e exclusiva forma de transar sendo passivo? Fora que esse tipo de comentário é um tanto grosseiro para se escrever publicamente ou com quem você nunca trocou algum tipo de ideia, né? De t-lovers (joga do google!) já bastam as travestis e mulheres transexuais correrem.

11- Tem outra frase transfóbica disfarçada de elogio que já escutou?

Deixe ela nos comentários abaixo. E faça uma breve crítica (nos moldes que fizemos aqui) para que publiquemos na página. Deixe também o seu nome (social) para que a gente dê o crédito, ok?

DICA:
Faça um elogio como faria para qualquer homem, independente de ser cis ou trans. Seja respeitoso, agradável, tenha bom senso e conquiste a intimidade. Colocar-se no lugar do outro com sensibilidade e pensar "em como me sentiria escutando/lendo isso" também costuma funcionar. Caso haja tropeções e novos apontamentos, peça desculpa e tente não errar novamente.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

9 comentários:

João Batista de Olim Marote Jr disse...

Já vi muito comentário: "eu transaria" muitos mesmo como se um cidadão trans fosse objetivo pra satisfação sexual. Esquecem que são seres humanos que anseiam ser muito mais que uma transa memorável, querem ser profissionais bem sucedidos, viver o amor, casar-se, contituir familia

LunaCher disse...

Sinto muita atração por homens trans, muito mais do que pelos cis. Tenho medo de estar sendo até transfobica pela atração que sinto.

Anônimo disse...

"Ele é trap"

Anônimo disse...

"Ele é trap", como se a pessoa quisesse enganar alguém em vez de viver sua vida normalmente como qualquer outra pessoa...

Eros kalil disse...

Ficou ótimo o cabelo, você fica mais parecido com um homem.

Thiago Rocha disse...

"-Você não é homem trans, você fica com homens. É só uma mulher hetero que gosta de se vestir de homem, não existe isso de gay e trans, ou você é trans ou você é homossexual, "
"- Por que não corta mais o seu cabelo? Tá muito feminino pra você. "
" - Eu até ficaria com você, mas eu sou passivo. "(vindo de gays)
" - Eu sou lésbica. Adoro homens trans, vocês são tão lindos. Sempre quis namorar com um"

" - Mas o que você tem no meio das pernas?"
" - Qual que é o seu nome de verdade?"
" - Você só quer aparecer "
" - aii que legal, sempre quis conhecer uma pessoa trans antes"
" - Se você tivesse um pinto eu até transaria com você, mas eu n transo pq eu sou gay"

......

Dio Ferreira disse...

Já ouvi demais "você vai botar um pau?": o povo acha que todo homem trans quer ter pênis (eu não quero), que a cirurgia é baratinha e fazem no posto (faloplastia é na Europa, e o preço é um absurdo) e que homem=pênis. Melhorem.

Samuel Shiva disse...

"Nem parece que é uma menina" ou "Nossa, eu poderia te confundir com um garoto"
Você não poderia me confundir porque eu SOU um garoto, eu não pareço menina porque não sou uma, e mesmo que parecesse, o define uma menina e um menino?
Eu sou o que eu quiser ser, o que eu me sentir bem sendo. Apesar de você achar um elogio dizer que eu nem pareço ser uma menina ou que poderia me confundir com um menino, essas são duas frases bem ofensivas que magoam demais porque tiram meu direito de SER um menino e não simplesmente parecer um.

Anônimo disse...

''não faz a voz assim fica muito feminina , tem que falar grosso pra parecer homem ''

Tecnologia do Blogger.