Pop e Art

Saiba quais são as ex-participantes de RuPaul’s Drag Race que revelaram ser mulheres trans



.
Por Neto Lucon

É inegável o sucesso que o reality show RuPaul’s Drag Race faz também no Brasil. Além da apresentação da icônica RuPaul, a atração é um celeiro de novas drag queens, que surpreendem o público com figurinos, maquiagens, personalidades, perucas, atitudes...


Apesar de o reality focar nas drags – homens ou artistas performáticos que se montam de forma exagerada, caricata ou “fazendo a bonita” para a arte, ferveção ou profissão – muitas ex-participantes revelaram posteriormente ser uma mulher transexual ou mulher transgênera.

Mulher trans é aquela que foi designada homem ao nascer, mas que se identifica com o gênero feminino e vive neste gênero 24h. Ao contrário das drags, não há desmontagens para a vivência no gênero masculino. Mulheres transexuais são mulheres. 


E não adianta falar que mulheres que foram/são drags é coisa de gringo, pois no Brasil há várias travestis e mulheres transexuais que inicialmente vivenciaram a sua mulheridade por meio da arte drag queen. Quem não se lembra de Nany People, Leonora Áquilla, Striperella, Michelly Summer... ;)

Com a importante ajuda de Vinicius Salaorni, que é mega-fã do reality show, o NLUCON traz a lista de quem são elas. Vamos lá!


1- Sonique 

.
A showgirl da Georgia participou da segunda temporada e foi a quarta eliminada. Ao fim da atração, ela revelou ser uma mulher transexual e informou que daria seguimento ao chamado “processo transexualizador”. Hoje, faz parte do The Dreamgirls Revue, na Califórnia, atuou no The Tonight Show e sonha em ser atriz de Hollywood.



2- Monica Beverly Hilz 

.
Participante da quinta temporada, Monica revelou na atração que é uma mulher trans. E continuou na disputa, sendo a terceira eliminada. Ela se tornou ativista, chegando a criticar o reality show por usar a expressão pejorativa “shemale”. Em 2015, fez uma performance ao lado de Miley Cyrus e drag queens na MTV Music Awards.


3- Stacy Layne Matthews


.
Em 2011, quando participou da terceira edição do reality show, a candidata Stacy Layne Matthews revelou ser uma mulher trans. A declaração foi feita em um podcast e deu visibilidade ao tema. No programa, ela foi a sexta eliminada. Fora dele, continua atuando como artista performática ao lado das drags. 



4- Kenya Michaels


.
Quem assistiu a quarta temporada, viu a participante de Porto Rico ter altos e baixos. Inicialmente, foi eliminada em uma performance desastrosa de Beyoncé. Voltou no episódio 10 e acabou sendo eliminada novamente por Latrice Royale. Ela revelou ser uma mulher trans depois de o programa terminar. E segue a carreira artística.


5- Jiggly Caliente / Bianca Castro


.
Na quarta temporada, havia outra mulher trans, Jiggly Caliente. Sempre com pirulito na boca, ela foi a sexta eliminada e, bem como as anteriores, revelou ser uma mulher trans. Ao contrário do nome de drag – que é derivado da Pokémon Jigglypuff – ela adotou o nome social de Bianca Castro. Também esteve na apresentação de Miley.


6- Carmen Carrera


.

Carmen iniciou a carreira na terceira temporada de RuPaul's. Era conhecida por estrelar performances sexy em que exibia o corpo. Chegou a ser eliminada, passou pela repescagem e acabou ficando em sexto lugar. Atualmente, é uma das modelos trans mais famosas e tem o sonho de ser uma angel da Victoria's Secret. 

OUTRAS IDENTIDADES

Além da identidade “mulher transexual ou mulher transgênera”, algumas ex-participantes também disseram publicamente pertencerem a ooooutras nomenclaturas transgêneros. Muitas delas podem causar estranhamento no Brasil, mas fazem todo o sentido para quem vivencia e se identifica assim. 

7. Violet Chachki 




.
Vencedora da sétima temporada, Violet declara se identificar com as pessoas trans. E disse à revista Out: "Experimentei a transfobia e experimentei a homofobia. E me identifico como genderqueer. Em alguns dias me sinto mais uma menina. Em outros, mais um menino. Alguns dias quero ficar o tempo todo maquiada. E em outros não quero nada. Para mim, gênero é algo fluído". 


8. Courtney Act 



.
Finalista da sexta temporada, Courtney se define como genderfluid. "Me identifiquei como um homem gay a maior parte da minha vida. Mas nos últimos anos tenho percebido que tanto a minha sexualidade quanto o gênero são fluidos. Isso tem sido tão libertador para mim, porque nunca me encaixei no binário de homem, mulher ou até mesmo gay ou hétero".



9. Jinkx Monsoon



Mais uma vitoriosa do reality show. Desta vez, na quinta temporada. Jinkx se define uma pessoa agênero. Trata-se de uma identidade não-binária baseada na ausência total de gênero ou então pela não conformidade com o conceito de gênero.


10. Raja Gemini 


.
Na terceira edição, Raja saiu como a melhor drag. E tempos depois afirmou se identificar como two-spirit (dois espíritos). O termo é usado por alguns povos indígenas para descrever indivíduos de gênero variantes. E também usado pela comunidade LGBT norte-americana para descrever a si própria e os papeis que reivindica.


11- Pandora Boxx

.

Miss simpatia da segunda temporada, Pandora revelou se identificar como genderfluid recentemente. Ela explica: “Por mais que eu sinta que rótulos podem nos limitar enquanto seres humanos, há momentos em que uma auto-classificação podem melhorar seu mundo. Eu nunca me senti totalmente masculino e nunca senti que deveria ser do sexo feminino. Eu sempre senti transitava entre os sexos".  

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

2 comentários:

Gabu Af disse...

Adorei a matéria, mas acho que não precisava ficar colocando o número das colocações das participantes, peguei vários spoilers.

Claudia Celeste disse...

São simplesmente maravilhosas!... Estão todas de parabéns!... E mais uma vez, parabenizo ao Neto Lucon pela matéria informativa...

Tecnologia do Blogger.