Pride

Aluna trans da USP ganha bolsa para participar de fórum de liderança na Rússia



.
A estudante de gestões de políticas públicas da USP e bolsista do instituto Ismart, Victória Dandara – que é uma mulher transexual de 18 anos – vai integrar no dia 23 de agosto a um grupo de jovens estudantes de várias partes do mundo na Cúpula Preparando Líderes Globais em Moscou, na Rússia.

Ao lado de outros três brasileiros e de outros jovens de todo o mundo, ela recebeu uma bolsa de 50% para participar do treinamento, que envolve palestras e mentorias para se tornar uma líder. O programa inclui desenvolvimento de lideranças, carisma, apresentação em público, pensamento criativo e estratégico, redação de discursos e marketing.

Para completar o investimento, ela lançou uma vaquinha para pagar a viagem. O financiamento coletivo, que tem a intenção de receber 5 mil reais, recebeu até o momento R$ 2.680. Ou seja 53,6%. Clique aqui para colaborar.

“Os custos da passagem são por minha conta, e minha mãe cria praticamente sozinha quatro filhos, o que dificulta nossa situação financeira para uma passagem internacional. É por isso, meu amigo, parceiro, colaborador que preciso da sua ajuda. Doando você estará me ajudando a realizar esse sonho e participar de mais uma experiência modificadora”, escreveu.

Em entrevista ao G1, ela afirmou que ir para a Rússia – país que é considerado LGBTfóbico e que proíbe que haja qualquer divulgação de orientação sexual ou identidade de gênero divergentes da maioria – é levantar muitas bandeiras. Ela estará no país tendo o nome social respeitado.

Victória afirma que a escolha da carreira tem relação com a vivência transexual e a vida na periferia, zona leste de São Paulo, contribuíram para a escolha da profissão. “A questão da desigualdade sempre me tocou muito porque eu a senti na pele, vivendo, como eu digo, ‘entre dois mundos’. Por isso eu busquei carreiras que me desses poder institucional para mudar isso”, declarou.

Ela diz que a educação é o melhor caminho para a mudança social.

Assista ao vídeo: 


About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.