Pride

EuroPride traz o 1º “barco trans” da história; brasileira faz parte da organização



.
Por Neto Lucon

O tradicional desfile de barcos LGBT, que ocorreu durante o EuroPride no fim de semana, em Amsterdã, Holanda, trouxe pela primeira vez um “barco trans”. Repleto de pessoas T, o transporte teve as cores da bandeira trans – rosa, branco e azul – e levou a mensagem de inclusão e orgulho.

Brasileira radicada em Amsterdã, Ana Paula Lima trabalha para a organização TransUnited – que tem como premissa investir na visibilidade e o empoderamento da população trans do mundo. E diz que a iniciativa da organização surpreendeu e emocionou os participantes. 
Ana Paula Lima: "Orgulho de ser quem sou"

“Acho que o T é sempre esquecido. Em 20 anos de Pride, nunca fizeram um barco ‘T’. Mas a nossa comunidade precisa de visibilidade e esse é o objetivo do barco: mostrar que somos orgulhosos de sermos quem somos”, declarou ao NLUCON

Participaram do barco de visibilidade trans pessoas do Surinami, Jamaica, Brasil, Kuwait, Holanda, Caribe, Alemanha, Sérvia, Itália, Trinidade e Tobago. Todas com flores aos presentes. “O barco Trans United mostra uma imagem positiva, que pessoas trans fazem parte da sociedade de várias culturas e que têm orgulho de serem trans”.

O primeiro TransUnited trans ficou em terceiro lugar na disputa, que chegou a ser televisionada. E ganhou na categoria "statement" - como como "melhor mensagem transmitida ao público". Arrasaram, né?


Confira algumas imagens: 
















Assista ao vídeo:

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.