Pride

Por favor: usem a palavra "cis".


Por Lana de Holanda
escritora, estudante de Serviço Social na UFRJ e militante trans

Eu sei que são muitos termos novos que vão surgindo através da militância, e algumas pessoas não estão acostumadas com esses termos, e ficam confusas. Mas essas palavrinhas são necessárias, acreditem!

O termo "cisgênero/a", por exemplo, é muito importante.

A pessoa cis é aquela que reivindica ter o mesmo gênero que o que lhe registraram quando ela nasceu. Ou seja, cis é aquela pessoa (homem ou mulher) que está em conformidade com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Maria nasceu com vagina, foi declarada uma "menina" ao nascer, e assim ela se sente, em plena conformidade com esse papel.

Já a pessoa trans é o oposto disso. Ou seja, a pessoa trans é aquela que se reivindica com um gênero diferente do que lhe registraram. A mulher trans ou transexual é aquela pessoa que nasceu e foi registrada homem, porém se reconhece mulher. Por exemplo: Lana nasceu com pênis, foi socializada como um menino, mas ela sempre se identificou e se reivindica como menina.

Daí a importância de usar o termo "cis" (cisgênero/cisgênera): quando você está se referindo a uma mulher trans, essas palavras sempre vêm juntas: "mulher" e "trans"; determinando quem aquela pessoa é, como ela se identifica e como ela se coloca para a sociedade.

No caso de uma pessoa cisgênera, quando usamos apenas a palavra "mulher" para falar dela, estamos automaticamente dizendo (mesmo que sem querer), que ela é mais mulher que a outra, a trans. Estamos também colocando um status de "normal" nela, e dizendo que a trans não é "normal".

- Lana é mulher trans. Maria é mulher.
- Eduardo é homem trans. João é homem.
Percebem?

A cisgeneridade está socialmente (e cientificamente) ligada à normalidade, enquanto a transgeneridade está ligada a algo patológico. A comunicação é uma ótima ferramenta, para que, mesmo aos poucos, certos preconceitos se quebrem.

- Lana é uma mulher trans. Maria é uma mulher cis.
- Eduardo é homem trans. João é homem cis.

ou

- Lana é uma mulher transexual. Maria é mulher cisgênera.
- Eduardo é homem transexual. João é homem cisgênero.

Entendido?


Lana de Holanda

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.