Pop e Art

Rotina de seis amigas trans será tema da série “Uma Questão de Gênero”


Por Neto Lucon

Aiayana, Chloe, Jaimie, Kassidy, Macy e Robyn são as seis amigas transgêneras que protagonizarão a série “Uma Questão de Gênero”, que será exibida nesta terça-feira (15), às 23h, pelo canal a cabo TLC.

No programa, elas mostram as suas rotinas, falam abertamente sobre a questão trans e como lidam para vivenciar a identidade feminina e sobreviver frente aos preconceitos.

Curiosamente, todas se conheceram por intermédio de um terapeuta especializado no aconselhamento a pessoas transgêneras. Elas estiveram unidas nas reuniões de grupo e, desde então, não se desgrudaram mais.

Aliás, o programa mostra como elas se ajudaram no processo de transição de gênero, como os encontros periódicos proporcionaram o fortalecimento e empoderamento da identidade trans. E como a amizade facilitou as caminhadas individuais de cada uma.

EPISÓDIO DE ESTREIA


Na estreia, o episódio traz um dos encontros das amigas, que plenejam fazer uma festa para comemorarem a cirurgia de redesignação sexual (genital) de Macy.

"O debate sobre a transição muitas vezes é reduzido à genitália, quando estamos falando de seres humanos", diz Macy, que foi casada com um homem por cinco anos e que, há nove, é casada com Sharon, uma mulher cis. Aliás, é a mulher quem ajuda a escolher o vestido para a festa.




Ao mesmo tempo, o programa foca na vida amorosa de Robyn, que conheceu o namorado Andrew há seis anos. Na época, Robyn ainda não havia se revelado mulher trans e os dois tornaram-se melhores amigos. Após uma depressão, Robyn assumiu ser trans e Andrew acabou se apaixonando por ela.

Agora, Robyn pensa em se casar e morar junto. Mas Andrew pensa que é muito cedo, sobretudo porque teme a reação da família ao saber do seu relacionamento com uma mulher trans.

Em outro momento fala-se sobre a história de Jaimie, que chegou a se alistar no exército para tentar não ser uma mulher. Mas que após receber o apoio da mãe, Debbie, deu um passo a caminho da felicidade. Ela se relaciona há dois anos e meio com a mulher trans Aiyana. E enfrenta preconceito para participar de uma prova de triátlon na categoria feminina. 


A tão esperada festa já faz parte do primeiro episódio, que termina com Sharon fazendo uma importante declaração de amor para a mulher. Preparem o lencinho! 

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.