Pop e Art

Estilistas travestis e transexuais fazem primeiro desfile da ADEH em Florianópolis


Por Neto Lucon

A ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos – e a Desdobrando Arte promovem no sábado (17), às 14h, o primeiro desfile de moda "Retorno do Vale", do projeto “Economia Solidária, na Travessa Ratcliff, Centro Histórico de Florianópolis. As peças são desenhadas e confeccionadas por travestis, mulheres transexuais e homens trans.

Luiza Vieira, Thyfanny Veloso, Fabrizia de Souza, Felícia Porto, Morgana Soares da Silva, Britney Lopez da Silva (mulheres trans), Shu Botega (homem trans), e Jhean Rhodes e o Matheus Martins (homens cis) apresentam os resultados de todo o trabalho desenvolvido no projeto com a coordenação de Laurinha Brelaz.

Dentre as peças, haverá camisetas com estampa própria, vestidos, calças, bermudas, com a premissa de contemplar todos os gêneros. Sobretudo uma saia-bermuda, que diferente do lado que se vista pode ser uma saia ou bermuda.

O desfile é organizado por Rose Nogueira, da Gandaia Cultural, e será apresentado pela artista trans Selma Light. Nele também vai ocorrer a apresentação do Show das Transpowers e DJs. Todas as peças que serão apresentadas estarão disponíveis à venda em uma tenda. Ou seja, você pode prestigiar, gostar e já levar a sua peça favorita para casa. 





O projeto “Economia Solidária” visa dar oportunidade de ganho justo para a população de mulheres transexuais, travestis e LGBTs expulsos de casa ou em situação de vulnerabilidade econômica. O desfile faz parte da programação dos 16 dias de ativismo no Combate a Violência contra a Mulher.

A iniciativa do evento vem dos estudantes da sétima fase do curso de Psicologia da Estácio. Ele conta com a parceria do Bar Treze, Studio Make-up Luciana Medeiros e terá como patrocinadores Fono Vital consultório de fonoaudiologia, Pammy acessórios e vestuários femininos e da Perfil Medicina Ocupacional.

Além de conferir e poder adquirir as peças, o desfile tem o como objetivo realizar uma ação social para que a questão de gênero alinhada à questão econômica população de travestis e transexuais sejam discutidas em grande escala social, abrangendo diversos públicos.

SERVIÇO

Dia: 17/12/2016. (Sábado).
Horário:14 horas.
Endereço: Travessa Ratcliff, Centro Histórico de Florianópolis, Florianópolis – SC.
Entrada: grátis



About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.