Header Ads

Transserviços

Advogada trans Robeyoncé Lima recebe certificado para usar nome social na OAB


Por Neto Lucon
Foto: OAB-PE Facebook/ Divulgação

Já era direito anunciado e agora foi colocado em prática. A advogada Robeyoncé Lima recebeu na última segunda-feira (30) no auditório da OAB-PE, centro de Recife, a certidão que garante o uso do nome social na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.
Foto: Ítalo Lopes

Ela, que é considerada a primeira advogada trans do Norte e Nordeste, agora poderá usar o documento com o nome social durante qualquer atividade jurídica.

Quem entregou o documento foi o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, e a presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero Maria Goretti Soares. “Exercer a profissão utilizando o nome com o qual se identifica é ver assegurado o direito humano de ser quem é e ser respeitado por isso”, disse Goretti.

Durante a entrega do certificado, ela disse: “É um alívio mostrar um documento que tem o nome que é meu de verdade. O nome social é um paliativo enquanto não posso mudar o nome juridicamente, processo que é burocrático”, ressaltando que mostrar o nome de registro ainda é um constrangimento quando precisa embarcar em um avião, por exemplo.



Em entrevista ao NLUCON, Robeyoncé contou que já deu entrada no judiciário para mudar o nome e gênero dos documentos. “Porque vcê sabe que para ter a retificação dos documentos tem que ter a autorização do juiz ou da magistrada, que quer entender porque queremos mudar o nome. Já teve um parecer favorável do Ministério Público, voltou para o magistrado e, enfim, estamos aguardando”.

No Facebook, ela divulgou o certificado e disse: "É muito bom saber que estou ajudando a abrir as portas da OAB para o povo negro e periférico, e para as travestis e transexuais que guardam no peito o desejo de advogar para TRANSformar a sociedade"
.



Relembre a entrevista que fizemos com Robeyoncé clicando aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.