Header Ads

Campanha questiona “Se tudo está diferente porque nome no documento deveria continuar igual?”


Por Neto Lucon

Uma campanha em prol da comunidade de travestis, mulheres transexuais e homens trans ganhou as redes desde o dia 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, trazendo a pauta da necessidade da retificação da documentação da população trans e o respeito ao nome social e identidade de gênero.

João Hugo participa da campanha

Nela, várias pessoas trans aparecem com a mensagem: “Minhas roupas mudaram, meus sapatos mudaram, meus acessórios mudaram, meu cabelo mudou, minha postura mudou, meu jeito mudou. Se tudo está diferente porque meu nome no documento deveria continuar igual?”.

Uma boa provocação aos inúmeros constrangimentos que a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans passam diariamente ao terem que mostrar o documento que não condiz com sua identidade social. Muitas vezes, sequer o nome social não é respeitado. 


A campanha foi feita pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) em parceria com a Léo Burnet Tailor Made, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e a ativista Alessandra Saraiva e o ativista Leandro Flores.


Além das duas fotos oficiais, na campanha aparecem várias ativistas e militantes, bem como Keila Simpson (foto acima, a direita), Anyky Lima, Ariane Senna, Bruna Benevides, Fernanda de Moraes (foto acima), Lam Matos, Maria Laura dos Reis, Alexandre Peixe dos Santos, João Hugo, Lion Ferreira e Társio Benício.

E o texto: "Meu estilo mudou, meu cabelo mudou, meu rosto mudou, minha postura mudou, minhas roupas mudaram. Se tudo está diferente, por que meu nome no documento deveria continuar igual?"


Vale lembrar que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5002/13, do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF), que facilitaria e daria autonomia à pessoa trans para a retificação dos documentos de acordo com o nome e gênero com os quais ela se identifica.

Confira outras fotos abaixo: 


Lion e Ariane

Bruna e Társio

Lam Matos

 
Alexandre e Anyky

Zelza e Maria Laura dos Reis

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.