Header Ads

Saiba 20 pessoas cis que usam nome social, que você respeita e nem sabia


Por Neto Lucon
Em muitas discussões, quando se fala em nome social para travestis, mulheres transexuais, homens trans, não binários e outras transgeneridades, algumas pessoas dizem que o que vale mesmo é o que está no registro civil.

“Não, querida, você falou que chama Maria, mas no seu RG está José. Então vou te chamar de José, porque o sistema não comporta outro nome”. Qual pessoa trans não escutou frase semelhantes antes e depois de decretos e sensibilizações?

Mas para provar que o nome social – ou seja, aquele em que a pessoa escolheu e é conhecida socialmente – é mesmo o que vale na vida prática, social e real, listamos algumas pessoas famosas cis (sim, cisgêneros) que usam o nome social (isso mesmo) e que você sempre respeitou (e talvez nem sabia).

É evidente que estes nomes sociais não tem relação com questões de gênero ou identidade de gênero. Mas que evidenciam que muitas vezes falta querer respeitar.


Antes de dizer que estamos expondo os nomes de registro de pessoas cis, estes nomes são públicos e não causam constrangimentos. O mesmo não vale para pessoas trans, que ao ter o nome de registro revelado sofrem constrangimentos e possíveis violências.

Vamos ver como é fácil respeitar o nome social?

Anitta é o nome social de Larissa de Macedo Machado. Ela escolheu por causa da minissérie Presença de Anitta e é chamada assim em todos os lugares. Simples, né?



O cantor Latino tem no RG o nome Roberto de Souza Rocha. Mas tente pedir “festa no apê” com esse outro nome... Ninguém vai nem saber de quem se trata...



Gusttavo Lima foi registrado como Nivaldo Batista. Ele achou que Gustavo ficaria melhor. E todo mundo aplaudiu e o chama assim. Nivaldo ficou no passado. É isso.



Quem é a diva brasileira mais amada do Brasil depois de Deus também usa nome social: Susana Vieira, que no RG da Sônia Maria Vieira Gonçalves, que era o nome da irmã. 



Outra diva que usa nome social é ninguém menos que Glória Menezes. Talvez ela não tenha achado que Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho fosse um nome glorioso. É Glória. 



Você sabia que Fernanda Montenegro é o nome social de Arlette Pinheiro Esteves Torres? E nem precisava, né? Nada a ver perguntar “qual é o seu nome de verdade”...



Silvio Santos tem o costume de perguntar o nome de registro das travetis em seu programa. Talvez ele se esqueça que Silvio Santos também é nome social. No RG dele está Senor Abravanel.



Tente pedir uma música de Emival Eterno da Costa. Agora fale que quer escutar o sertanejo Leonardo. Tá vendo como o nome social é muito mais prático e o que conta no final das contas?



O cantor Luciano, da dupla com Zezé, também usa nome social. No RG está Welson David de Camargo. Talvez ele nem atenda se alguém falar Welson.



Eu adoro a Caryn Elaine Johnson. Sabe de quem estou falando? É da Whoopi Goldberg. Sim, ela adotou esse nome social e todo mundo respeita.



Bruno Mars é o nome social de Peter Gene Hernandez. Chame-o sempre de Bruno.



Embora seja um dos maiores ícones do cinema, muita gente não sabe que Marilyn Monroe era nome social. O do RG era Norma Jeane Moterson. E que ninguém ousasse chamá-la assim.




Lana Del Rey é o nome social de Elizabeth Woolridge.
.



No RG de Nicki Minaj está escrito Onika Tanya Maraj. Imagine ela ser anunciada assim num show? Ninguém vai entender nada...



Você conhece a cantora Mayra Corrêa Aygadoux? E se eu falar da Maria Gadú? Pois este é o nome social dela...



Lady Gaga é nome social de Stefani Joanne Angelina Gemanotta. Essa eu sei que muitos fãs já sabiam...



Bono Vox é o nome social de Paul David Hewson



Shawn Corey Carter é o nome de registro de Jay-Z



Dita Von Teese é conhecidíssima por seu nome social. No RG está Heather René Sweet. Mas quem se importa?



Eu acho o Filipe Kartalian Ayrosa Galvão um gatinho. Oi? Ah! Estou falando do Fiuk. Bem mais fácil.



Tá vendo? Respeitar o nome social da pessoa é tão simples quanto a de uma pessoa cis. Basta a pessoa informar como ela quer ser chamada e você RESPEITAR. Ah! E também respeitar a identidade de gênero com o qual ela quer ser tratada.

Se for uma travesti ou uma mulher transexual trate-as com pronomes e artigos femininos. Se for um homem trans, com artigos e pronomes masculinos. Se rolar dúvida, pergunte como a pessoa quer ser tratada.

E quer uma prova de que o nome de registro não vale na vida social? Sem colocar, você não vai lembrar metade dos nomes que listamos

Um comentário

Unknown disse...

CYNDI LAUPER - CHYNTIA ANN STEPHANIE LAUPER

Tecnologia do Blogger.