Pop e Art

Aos 39, atleta trans Laurel Hubbard vence campeonato feminino de levantamento de peso na Austrália


A atleta Laurel Hubbard, que é uma mulher transgênera de 39 anos, venceu a competição no dia 20 a competição de levantamento de peso feminino na Australian International, em Melborune. Ela representou a Nova Zelândia. 

Ao levantar 268kg, ela quebrou quatro recordes nacionais no processo. E ficou 19kg acima da segunda colocada, a medalhista Iuniarra Sipaia, de Samoa. Anteriormente, a australiana Kaitlyn Fassina conquistou a medalha de bronze com 223kg.

Várias atletas discordaram da decisão e disseram que ela teria vantagens e que o resultado não é justo. Tanto que a atleta cis Tracey Lumbrechs, que anteriormente levou medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth, caiu para uma classe de peso mais baixo para evitar a competição.

O Comitê Olímpico Internacional respeita a identidade de gênero das atletas trans e faz uma série de exigências para que mulheres cis e trans estejam em competições em pé de igualdade. Clique aqui e saiba se atletas trans estão ou não em vantagem nas competições.

Ao aguardar a premiação, Laurel estava visivelmente emocionada, mas manteve as lágrimas, sorrindo e acenando no topo do pódio. Agora, Laurel está a um passo para representar a Nova Zelândia nos Jogos da Commonwealth de 2017. Boa sorte!



About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.