Header Ads

Transserviços

Bruna Benevides é a 1ª mulher transexual a receber prêmio Inês Etienne Romeu


Depois de receber no último ano o Prêmio Leolinda Daltro pela ALERJ, a mulher transexual Bruna Benevides recebeu nesta segunda-feira (27), às 18h, o prêmio Inês Etienne Romeu, concedido pela Prefeitura de Niterói, município do Rio de Janeiro.

O prêmio – que fala sobre a integrante da luta armada contra a ditadura militar e única sobrevivente da Casa da Morte, em Petrópolis - é dedicado às mulheres niteroienses que se destacam na luta pela igualdade e pelos direitos humanos.

Bruna é presidenta do Conselho Municipal pelos Direitos LGBT – o primeiro do Rio de Janeiro e presidido por uma travesti - secretária de articulação política da Antra e defensora dos direitos humanos, sobretudo das travestis, mulheres transexuais e homens trans. Ela foi indicada pelo Conselho de Mulheres de Niterói.

“Agradeço imensamente pelo reconhecimento, pela oportunidade de ver meu trabalho se materializar em conquistas, em quebra de paradigmas e ocupando espaços como esse. Eu não me sinto uma mulher, eu sou uma mulher. Me reconheço e sou reconhecida como tal. E é exatamente por isso que estou aqui hoje, ao lado dessas mulheres maravilhosas, que lutam cotidianamente para terem seu lugar na sociedade”, declarou.

"Eu não me sinto uma mulher,
eu sou uma mulher"
Ela afirmou que a luta das mulheres continua para a autonomia das ações, dos corpos, dos caminhos que querem seguir, por uma educação acolhedora e também para que possam transformar a sociedade. “Porque somos maioria populacional, ainda vista como minoria social. Precisamos abrir os olhos das nossas irmãs, mães, amigas e de todas as mulheres, cis, trans, travestis, negras, indígenas, que ainda estão silenciadas pelo machismo”.

Bruna diz que tem orgulho da mulher que se tornou, pois é o resultado de muita luta. “O que nos une, de fato, são as nossas diferenças. Porque é a partir delas que sentimos o peso de ser diferentes”, disse. Estiveram presentes várias autoridades políticas, bem como a primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel, e a vereadora Verônica Lima, com quem ela tirou a foto abaixo.

Parabéns!
Bruna Benevides com a primeira-dama Fernanda Sixel e a vereadora Verônica Lima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.