Header Ads

Divinas Divas é premiado no festival SXSW nos EUA e agora será exibido no Canadá


O filme “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal e que fala sobre a vida das primeiras artistas travestis no Brasil, venceu no sábado (18) a categoria de Melhor Filme pelo voto popular no festival South by Southwest (SXSW) nos Estados Unidos. No dia 22 de junho ele estreia comercialmente no Brasil.

É a quinta vez que o filme recebe uma premiação: já foi eleito na categoria voto popular e prêmio Félix no Festival do Rio e melhor filme pelo voto popular e melhor diretora no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, de João Pessoa.

“Estávamos concorrendo com o mundo inteiro, com filmes de ficção e levamos essa. Nós, o único filme brasileiro, dirigido por uma mulher”, comemorou Leandra, que fez sua estreia na direção.

Divinas Divas aborda a trajetória das artistas travestis e transformistas que brilharam pelo Teatro Rival, no Rio, dos anos 70 até agora: Rogéria, Jane di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. E a relação de Leandra, que é neta de Américo Leal, proprietário do teatro, com elas desde criança.


Leandra admite que quando chegou ao SWXS, sua intenção era apenas mostrar seu filme pela primeira vez para uma plateia estrangeira. Ela até rezava para que ninguém saísse da sala no meio do filme. “Ganhar o prêmio para o Divinas Divas de Melhor Filme pelo Júri Popular é mais que festa. É o reconhecimento internacional da história de artistas que eu admiro desde a minha infância e que doaram seu tempo, sua vida, sua arte para contar parte da história do teatro e da cultura brasileira”.

Para a diretora-atriz, as divas são exemplos bem sucedidos de como o talento supera qualquer desafio. “Em tempos sombrios onde assistimos ao crescimento de uma onda conservadora tanto aqui, quanto lá, essa vitória significa muito na luta pela liberdade.

No próximo mês, o filme participa do HotDocs, o maior festival de documentários da América, no Canadá. Leandra afirma que “claro que vai dar pinta por lá” para exibir o trabalho. Que venha mais prêmios!

Assista ao trailer:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.