Header Ads

Transserviços

Homens trans posam orgulhosos e heróicos para retratos do fotógrafo Jean-François Bouchard



A exposição fotográfica Transpose, realizada pelo fotógrafo Jean-François Bouchard há três anos, continua sendo referência quando se fala sobre fotos de homens trans. Ou seja, de pessoas que foram designadas mulheres ao nascer, mas que se identificam com o gênero masculino e são homens.

Com retratos, ele promove o debate sobre gênero com homens trans e suas histórias. Um projeto que levou quatro anos de pesquisa, falando com membros da população trans e construindo confiança para que topassem estar no projeto.

Nas fotos, os homens trans mostram o caminho para conquistar o corpo atual, por meio de cirurgias, hormonioterapia e exercícios, orgulhosos de ser quem são e de suas histórias, apesar do terreno de transfobia, marginalização e invisibilidade que passam.

Cada foto conta com biografia; na foto Zion
“Eu não queria que isso fosse sexual ou sensacionalista. Eu queria que isso fosse sobre histórias pessoais. Queria mostrar que as trajetórias individuais são mais importantes”, declarou o fotógrafo à imprensa durante a exposição. Juntamente com as fotos, há uma biografia do modelo.

Tendo o trabalho considerado "simples" ou com pouca transgressão, o fotógrafo explica: "O que eu gosto é fazer com que os espectadores olhem para algo e veja o primeiro grau", diz Bouchard, "E então perceber que há um segundo grau para as fotos. Surpreender as pessoas é uma forma de levar as pessoas a pensar no que estão vendo". 

Durante as exposições, ele afirma que as fotos foram muito bem recebidas. “São homens que lidam com experiências difíceis, mas que talvez estejam caminhando para a aceitação. Eles estão felizes e orgulhosos”, declarou. Olhando cada imagem, é possível vê-los como verdadeiros heróis da vida real. 

Desde 2003, o fotógrafo Jean-François Bouchard investe em imagens que dão visibilidade a grupos invisibilizados, marginalizados e pouco debatidos na sociedade. Suas exposições passaram pelo Canadá, Estados Unidos e França.

Veja as fotos: 
Jody Helfad
Shayne Ivany
Massite Verheyden
Julian Camire
Joshua Klipp
Lee Pen Penman
Zion
Jay

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.