Header Ads

Transserviços

Após críticas, Gloria Perez traz atriz Maria Clara Spinelli para viver personagem cis


Depois da polêmica de escolher a atriz cis Carol Duarte para interpretar um personagem homem trans, a autora Gloria Perez resolveu fazer algo inédito em suas novelas: escalar uma atriz que é mulher transexual para viver uma personagem cis. 

A escolhida foi Maria Clara Spinelli, que já havia trabalhado com Glória em 2012, interpretando Anita, uma mulher transexual que foi traficada na Turquia com o sonho da cirurgia de redesignação sexual (genital). E que já tinha a participação anunciada. 

Obs: Mulher cis é a pessoa que foi designada mulher ao nascer e que se identifica como mulher. Mulher transexual é a aquela que foi designada homem ao nascer, mas que se identifica com o gênero feminino e é uma mulher. 

Depois de várias críticas envolvendo representatividade e falta empregabilidade para artistas trans – com direito ao movimento Diga Não ao Trans Fake (entenda aqui), que alega que nem mesmo quando a personagem é trans há a possibilidade de escalação para um trabalho na mídia televisiva - a personagem foi escrita especialmente para a atriz.

Detalhes sobre a personagem não foram divulgados. 
Sabe-se apenas que tratará de uma mulher nada boazinha, cis, chamada Miraceli, mais conhecida como Mira. "Não tenho nenhuma informação ainda sobre a minha personagem. Há algumas especulações de bastidores, mas não posso confirmar anda. O que sei e sinto é que esta personagem será um divisor de águas na minha carreira", declarou a atriz ao Leo Dias.

Apesar de ser algo novo e importante nas obras de Gloria, não é a primeira vez que uma atriz trans interpreta uma personagem cis na TV. Em 2013, Rogéria interpretou a mãe e avó cis Alzira na novela Lado a Lado, de João Ximenes Braga e Claudia Lage, TV Globo, também entrando no meio da novela. Que a empregabilidade de artistas trans não sejam mais exceção.


Vale lembrar que depois de Salve Jorge, Maria Clara voltou à TV em 2016 na série Supermax, exibida pela TV Globo. Ela interpretou a cabeleireira transexual Janette, que participou do reality show para pagar a cirurgia de redesignação sexual (genital). Maria também estará na série Carcereiros, baseado no livro de Drauzio Varella.

Um comentário

Luiza Pereira de Almeida disse...

Eu percebi que Ivana era mesmo diferente e qd ela ficou se olhando eu tive certeza que ele/ela veio no corpo errado

Tecnologia do Blogger.