Pop e Art

Cantora trans Valéria Houston grava primeiro CD, “Sexo Frágil?”: “Esperem tudo”

Foto: Rodrigo Bragaglia
Por Neto Lucon

A cantora transexual Valéria Houston tem uma novidade que vai agradar – e muito! - os fãs que acompanham seus shows pelo Brasil: o primeiro CD de sua carreira. Intitulado Sexo Frágil?, ele será lançado em setembro deste ano por meio de plataforma virtual.

Serão ao todo 12 músicas (que aguardam 12 clipes), que vão do samba, tango, rock, pop e mpb. E fala de empoderamento, orgulho de ser negra e libertação sexual. E com várias participações especiais.

A música tema foi escrita por Valéria com colaboração de Rafael Erê e Paulo Renato Nardelli. “Fala sobre um relacionamento que tive com um cara que não queria ficar comigo, mas queria que eu fosse um bibelô, uma bonequinha, arrumadinha para ele mostrar como troféu para os amigos. Nãooo”, diz ela ao NLUCON.

O álbum terá a canção romântica “Na minha”, de Rafael Caetano, que fala sobre o amor entre iguais. E também várias participações especiais, que ela ainda faz segredo. “A única que posso revelar é do multitalentoso Claudio Lins, mas vai ter até participação internacional”, conta.

A cantora afirma que quer que os fãs esperem “tudooo” desse primeiro trabalho, que reflete muito das próprias vivências, do universo trans e do orgulho de ser mulher negra. “Fala da nossa necessidade de ocupar tudo, como um rio que toma conta. Quero que as pessoas cis entendam e nos ouçam por meio da minha voz”, diz.

O álbum será vendido por meio de uma plataforma de vendas virtual – com poucas cópias físicas para a imprensa e convidados. E os clipes estarão no Spotify e Vevo. “A plataforma de vendas é novidade para mim, que sou do tempo de comprar discos, abrir, degustar. Mas vai ter uma plataforma de vendas na internet”, comemora.
Foto: Rodrigo Bragaglia/   Kimono: Piña con Limon/ Sapatos: Loubottin/ Colar: Si artesania

COLHENDO FRUTOS

No último ano, escrevemos uma nota em que Valéria falava que conciliava a carreira de cantora com a diarista. Mas desde outubro de 2016, quando a gaúcha foi se apresentar no Rio de Janeiro, a arte falou mais alto.

“Conheci minha fada madrinha, Alexandra di Calafiori, que me abriu as portas do Galeria Café. Agradeço muito a essa força da natureza chamada Silvero Pereira, ator de talento e de generosidade impossíveis de medir. Por meio dele conheci a Xanda”, conta.

"Estava na hora de algo acontecer"
(foto: Gerson Roldo)
De lá para cá, Valéria realizou inúmeros shows, cantou com várias pessoas como Rita Benedito, Filipe Catto, Simone Mazzer. Recentemente, fez participação especial no show da cantora francesa Zaz, em Porto Alegre. E neste mês, cantou com Maria Gadú no palco do Galeria Café, em Ipanema. Ela também esteve na exposição Elas Por Elas, sobre mulheres gaúchas.

Valéria afirma que está sendo “acarinhada” esse ano e colhendo frutos. “Canto desde os seis anos. Poxa, tava na hora de algo acontecer”, diz ela, que manda um recado para as travestis, mulheres transexuais e homens trans: “Vamos invadir o mundo com nosso amor. Parece ser tão diferente aos olhos de todos, mas de verdade é só amor, nem mais nem menos, só amor”.

Ela diz que tem muitos nomes para agradecer, mas destaca o de Alexandra, Rafael Erê (músico e amigo/irmão), Rodrigo Bagaglia (assessor e responsável pela equipe Valeria Houston) a todo o público que a incentiva, a imprensa e a sua família.

About Neto Lucon

Jornalista. É formado pela Puc-Campinas e pós-graduado em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Escreveu para os sites CARAS Online, Virgula e Estadão (E+), Yahoo!, Mix Brasil, no jornal O Regional e para a revista Junior. É autor do livro-reportagem "Por um lugar ao Sol", sobre pessoas trans no mercado de trabalho. Tem quatro prêmios de jornalismo, sendo dois voltados para as questões trans, Claudia Wonder e Thelma Lipp

2 comentários:

Klaudia Alvarez disse...

Fui ao Galeria Café assistir à participação de Filipe Catto e tive o prazer de conhecer não só o talento da grande artista que é Valéria Houston mas também a pessoa simpática e amorosa. Desejo todo o sucesso do mundo pra ela. Merece.

Blúnia Luiza disse...

Já quero segui-la. Amei!!

Tecnologia do Blogger.