Header Ads

Transserviços

Transfobia: Jane Di Castro é xingada de “aberração” em primeira cena de “A Força do Querer”

(foto: Elias Nogueira)

A atriz trans Jane Di Castro – que tem mais de 50 anos de carreira - fará uma participação especial nos próximos capítulos da novela “A Força do Querer”. Ela vai interpretar ela mesma, Jane Di Castro, e em sua primeira aparição será xingada de “aberração”, evidenciando a transfobia.

De acordo com o Notícias da TV, do UOL, Jane foi convidada pela autora Gloria Perez e se envolverá em um “barraco” (palavras do jornalista) em uma briga de trânsito. Ela será xingada de “aberração” por Eurico, personagem de Humberto Martins, que é tio do personagem homem trans vivido pela atriz Carol Duarte.

Eurico e o personagem homem trans Ivana
Na cena que vai ao ar no próximo dia 3, Eurico vai atravessar a rua sem olhar e quase é atropelado por Jane. Machista, ele diz: “Só podia ser mulher”, dando um soco no carro. Jane engrossa a voz e rebate: “Bate de novo, bate?”. É quando Eurico vai declarar: “Que aberração é essa?”.

A cena se assemelha à de Rogéria, quando interpretou Ninete em Tieta (1989) e foi desrespeitada por um personagem e teve que engrossar a voz para "mostrar" que é trans. E a de Floriano Peixoto em "Explode Coração" (1995), em que a personagem Sarita é chamada de "assombração" em sua primeira aparição e bota o transfóbico para correr.  


Ao Notícias da TV, Jane disse que a cena será engraçada (???) e polêmica. E que terá outras três cenas agendadas para a novela. A personagem de Jane servirá de escada para que o motorista de Eurico, Nonato (Silvero Pereira), fale sobre o sonho de fazer um show como Elis Miranda – sua personagem transformista, uma mistura de Elis Regina com Carmem Miranda.

Conhecida nos palcos pela arte de cantar, atuar e dançar, Jane é a criadora do Divinas Divas, espetáculo que serviu para o premiado documentário homônimo de Leandra Leal. Na TV, ela já teve participação especial em outras duas tramas, Explode Coração (1995), Salve Jorge (2013) e na série Pé na Cova (2014).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.