Header Ads

Transserviços

Novo ambulatório para pessoas trans é inaugurado na Universidade Federal de São Paulo


Um novo ambulatório para pessoas trans (travestis, mulheres transexuais e homens trans) foi inaugurado no último dia 24 de março na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em São Paulo.

Chamado Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa trans Professor Roberto Farina, o ambulatório visa dar assistência de saúde e bem-estar à pessoa trans com vários profissionais especializados.

Dentre os serviços, estão profissionais da áreas de antropologia, cirurgia plástica, enfermagem, fonoaudiologia, ginecologia, endocrinologia, psicologia, psiquiatria e serviço social. Existe a possibilidade de ampliar outras especialidades, baseadas nas necessidades coletivas e pesquisas e extensão do núcleo.

“A pessoa trans sofre por não ter acesso à saúde, em geral, por preconceito da equipe. Trabalhar com e para essa população é um constante redescobrir, e esse núcleo surge de forma a propor mudanças nos paradigmas desses atendimento, seguindo o lema ‘nada de nós sem nós”, afirmou o professor Magnus R. Dias da Silva, professor da Disciplina de Endocrinologia.

Vale ressaltar que o nome do núcleo é em homenagem ao professor Roberto Farina, cirurgião da escola Paulista de Medicina e pioneiro na cirurgia de redesignação sexual (genital) para mulheres transexuais no Brasil, na década de 1970. A filha dele, Domitila Farina, esteve no dia da inauguração para representa-lo na homenagem.

QUER SER ATENDIDO ou ATENDIDA?

O atendimento do ambulatório acontece às terças-feiras, das 13h às 17h, na Rua Napoleão de Barros, nº 859, em conjunto com o Ambulatório de Medicina Geral e Familiar do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp.

Os agendamentos das consultas são feitos exclusivamente por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS-SUS), por indicação da triagem do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP, localizado na rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Mariana.

Os agendamentos para triagem no CRT podem ser feitos pelo telefone: (11) 5087-9984, das 8h às 11h. Para conhecer mais sobre o núcleo, clique aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.